BUSCAR
BUSCAR
Oportunidade

RN pode ser líder na transformação da eletromobilidade, diz presidente do Lide

Encontro em Natal debate o futuro da mobilidade elétrica com Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD, e empresários locais
Redação
27/09/2025 | 04:54

O Rio Grande do Norte alcançou, em junho deste ano, a marca de 3.017 veículos 100% elétricos em circulação, conforme dados do Detran-RN. Diante deste crescimento, Jean Valério, presidente do Lide, afirmou que o Estado, com sua forte matriz energética renovável, tem potencial para liderar a transformação da mobilidade elétrica no Brasil. A declaração foi feita em Natal nesta sexta-feira 26 durante um encontro com Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD, uma das maiores empresas em mobilidade elétrica e sustentável, e empresários potiguares.

O argumento de que o RN pode ocupar a liderança nesse setor está diretamente relacionado à sua matriz energética, majoritariamente composta por fontes renováveis, como a energia eólica e solar. Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras e atual head de Energia do Lide, reforçou que o Estado possui um superávit energético, o que abre portas para o desenvolvimento de setores inovadores, como a eletromobilidade. Esse excedente de energia limpa, segundo Prates, pode ser um impulsionador da transformação econômica local.

BYD (357) Copia
Jean Valério discursa em evento ao lado de Alexandre Baldy e Jean Paul Prates - Foto: José Aldenir/Agora RN

Com o tema “Mobilidade sem Fronteiras: Da Estratégia à Realidade”, o encontro também ressaltou a necessidade de inovação na mobilidade urbana. Jean Valério frisou que, além de ser referência em energia renovável, o Rio Grande do Norte deve ser pioneiro na transformação de sua mobilidade urbana, tornando-a mais econômica e sustentável.

A indústria potiguar, segundo Roberto Serquiz, presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), está se adaptando à nova realidade da mobilidade urbana, com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferecendo cursos de especialização e com a entrega de uma política industrial voltada para as mudanças tecnológicas.

Inovações da BYD e impacto da eletromobilidade

Durante o encontro, Alexandre Baldy destacou as vantagens econômicas e ambientais dos carros elétricos. Ele citou o BYD Mini Dolphin, o modelo de carro elétrico mais vendido no Brasil: “Ele é mais econômico, gasta cinco vezes menos que a gasolina e é mais ecológico”. Para Baldy, a transição para a mobilidade elétrica também traz benefícios para a saúde pública, ao reduzir a emissão de poluentes e, consequentemente, problemas respiratórios.

A BYD investe em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo baterias mais eficientes, de lítio, ferro e fosfato. A empresa se prepara para inaugurar a sua fábrica em Camaçari (BA). Cerca de 1,5 mil trabalhadores já atuam no complexo, que será a maior unidade da companhia fora da China e a maior fábrica de carros elétricos da América Latina.

Com o crescimento da demanda por carros elétricos no Brasil, especialmente em estados que produzem energia renovável, a mobilidade elétrica ganha cada vez mais espaço na agenda dos líderes empresariais.

Este encontro faz parte da agenda do Lide RN, que se dedica a antecipar tendências e conectar líderes empresariais a temas de relevância nacional e internacional. Com seis anos de atuação no estado, o Lide RN é parte da maior rede de líderes empresariais do Brasil, que integra 25 unidades nacionais e internacionais. Juntas, as empresas associadas ao Lide RN geram um faturamento superior a R$ 10 bilhões, consolidando o peso do empresariado potiguar no cenário global.