O deputado estadual Francisco do PT, novo líder do governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa, fez um discurso nesta quinta-feira 4 em defesa da atual administração estadual – que, segundo ele, apesar das adversidades e principalmente das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, é positiva.
“Há problemas, mas a realidade é que hoje nós temos uma situação melhor do que foi herdada pelo governo. É inegável que o Rio Grande do Norte de hoje está melhor do que o Rio Grande do Norte de dois anos atrás, em qualquer área. É só comparar os dados, os números. Mas ainda não dá para fazer tudo”, destacou o deputado, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, um dia depois de substituir George Soares (PL) na liderança do governo na Casa.
O parlamentar discordou do colega deputado Gustavo Carvalho (PSDB), que instantes antes fez um duro discurso contra Fátima. “Cabe a cada parlamentar fazer a sua avaliação, mas eu não tenho nenhuma dúvida de que o RN está melhor”.
Francisco do PT reconheceu que, apesar dos esforços financeiros do governo, servidores ainda estão com salários atrasados, mas o líder do governo enfatizou que a gestão Fátima Bezerra pretende quitar o passivo em breve, assim que houver disponibilidade orçamentária. Ele também não descartou a possibilidade de o governo pagar os salários com correção monetária.
Quando Fátima Bezerra assumiu o Governo do Estado, em janeiro de 2019, servidores públicos tinham quatro folhas salariais atrasadas – novembro de 2017 e 13º salário de 2017 para uma parcela do funcionalismo e as folhas de dezembro de 2018 e 13º de 2018 para a integralidade dos servidores. Os débitos de 2017 já foram quitados e, quanto ao 13º de 2018, já receberam o salário todos os servidores que recebem até R$ 3,5 mil.