O governo federal vai investir R$ 4,5 bilhões para aquisição de 1.034 ônibus elétricos e 1.149 ônibus Euro 6 (modelo à diesel mais moderno no mundo em termos de eficiência energética, com baixo consumo de combustível e emissão de poluentes), além de renovação de trilhos, que serão entregues a 21 estados do Brasil. Porém, o Rio Grande do Norte, assim como todos os seus 167 municípios, não foram contemplados nessa etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções.
A lista final dos selecionados foi divulgada no início do mês, mas a escolha de quem poderia concorrer foi definida pelo próprio governo federal, segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Planejamento de Natal (Sempla).
Leia também: Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com a menor taxa proporcional de mortes no trânsito, avalia CLP
Dentre os nove estados do Nordeste, o Rio Grande do Norte foi o único a não ter nenhum município beneficiado. Na região, há projetos contemplados em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. A proposta desse eixo do PAC Seleções é melhorar o transporte público nas cidades brasileiras e reduzir as emissões de CO2, proporcionando mais qualidade de vida à população.
A Prefeitura do Natal explicou que não houve submissão de propostas, uma vez que a seleção “é para obtenção de financiamento” e o Município está com a “capacidade de endividamento saturada”. A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que recentemente houve renovação de frota, via convênio, para outros segmentos “em ações da Guarda Municipal, Patrulha Maria da Penha, Saúde, Samu e Educação”. Em razão disso, o Município disse não enxergar a necessidade de contrair novas dívidas com novos equipamentos.