13/11/2020 | 13:09
O Rio Grande do Norte confirmou 25 novas mortes pela Covid-19 nesta sexta-feira 13. Apesar do número elevado, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), apenas uma morte foi registrada nas últimas 24 horas.
O restante dos óbitos foi notificado em datas anteriores. O atraso na confirmação destas outras 24 mortes, segundo a Sesap, decorre em razão de problemas na base de dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) do Ministério da Saúde — que é utilizado para confirmação dos óbitos por problemas respiratórios.
O sistema de dados do Ministério da Saúde passa por problemas desde a última sexta-feira 6, causando a retenção da base de dados sobre os óbitos. Um ataque hacker gerou instabilidade nas plataformas do Ministério. O problema foi resolvido esta semana.
Com o registro desta sexta-feira 13, o Rio Grande do Norte já soma 2.638 mortes causadas pela Covid-19. Além disso, a doença infectou 83.277 potiguares, o que representa um aumento de 169 casos em relação ao boletim epidemiológico da quinta-feira 12.
Quanto à taxa de ocupação do leitos de internação para Covid-19, a Sesap aponta para 47,4% de ocupação total.