O Rio Grande do Norte atingiu, neste mês de agosto, a marca de 8 GW (Gigawatts) de produção de energia eólica em terra (onshore), sendo responsável por 30% dessa fonte renovável de energia produzida no país, segundo o Mapa de Energias Renováveis do Observatório da Indústria MAIS RN, que tem como fonte oficial dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para se ter ideia desse número, a potência fiscalizada no país é de 26,46 GW. Em média, em 2023, o estado tem instalado mais de 100 KW por mês.
De acordo com o Observatório da Indústria MAIS RN, o RN possui, atualmente, 255 parques com 2325 aerogeradores em operação. Há ainda 41 cidades potiguares com parques instalados e em construção. Vale ressaltar que ainda estão em construção parques que vão gerar mais 5,4 GW em terra.
Eólica
Além da produção onshore, há 10 processos de licenciamento ambiental registrados no IBAMA para produção no ambiente marítimo (offshore).
O Observatório da Indústria MAIS RN é o núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e acompanha Temas fundamentais para a economia, como Produto Interno Bruto (PIB), emprego, produção de energias, número de empresas no estado, arrecadação, movimentação financeira, política monetária, produção industrial e balança comercial.
Mais informações do Observatório da Indústria podem ser encontradas no link https://maisrn.fiern.org.br/