BUSCAR
BUSCAR
Pesquisa
Reunião na Anorc constata que seca verde não desanima os produtores
Há boas perspectivas de melhoras no volume de chuvas para os meses de julho e agosto para as regiões agreste e litoral, segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. Ele participou de reunião para debater a edição deste ano da Festa do Boi. Bancada federal será provocada, na tentativa de que seja liberado crédito desburocratizado
Redação
01/07/2021 | 10:15

O sentimento entre os produtores rurais é de otimismo. Mesmo com o quadro de seca verde, as estratégias de enfrentamento e a possibilidade de chuvas até agosto fazem com que o agronegócio potiguar veja com bons olhos este final de ano e já começa a ser desenhada uma edição especial da Festa do Boi para este ano.

Pelo menos é o que se depreendeu de um encontro entre o secretário de Agricultura e Pesca do RN, Guilherme Saldanha; o diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão e o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, na noite da última terça-feira.

Eles foram os convidados da reunião de diretoria da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) nesta terça-feira 29.

Na pauta, a situação atual e perspectivas futuras de chuvas para o estado nos próximos meses, além de medidas de convivência com o quadro de “seca verde”, já praticamente consolidado.
Bristot destacou que há boas perspectivas de melhoras no volume de chuvas para os meses de julho e agosto ainda para as regiões agreste e litoral.

O presidente da Anorc, Marcelo Passos, cobrou do secretário e do presidente da Emparn, ações e medidas de suporte ao produtor rural.

Saldanha destacou três pontos que se alinham a este pedido de suporte: o projeto de instalação de poços artesianos pela secretaria; a comercialização de feno dos estoques da EMPARN a preços diferenciados, desde que adquiridos por intermédio da Anorc; distribuição gratuita de palma para produtores, e a análise de um possível reajuste para o preço pago pelo litro do leite dentro Programa do Governo aos produtores.

Por fim, o presidente da Anorc e o secretário de Agricultura irão iniciar tratativas com a bancada federal, na busca de um crédito rural desburocratizado e de fácil acesso pelo FNE para ajudar o produtor a atravessar a seca verde.

Dessa forma, irão procurar, com urgência, a bancada federal para tentar viabilizar uma linha de crédito rural específica para a compra de insumos, que dê suporte aos produtores na seca corrente.

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana do RN (Asplan), Hermano Neto, que também participou da reunião, pontuou o objetivo de, junto com os produtores e a Anorc, traçar uma estratégia de fornecimento de cana como volumoso para o gado, sobretudo de lavouras com baixa produtividade, mas que atendem perfeitamente ao rebanho. As associações vão discutir detalhes para levantar potenciais fornecedores.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.