19/10/2023 | 05:00
Com duas unidades em Natal (Lagoa Seca e Centro), o Sadoche Grill está entre os oito finalistas do concurso “O Quilo é Nosso” e vai disputar o título nacional de melhor restaurante a quilo do Brasil no dia 25 de outubro, em São Paulo, em 2023. O prato que concorre é o Meca Potiguar.
Campeão do ano passado, o Beggiato Restaurante será novamente o representante mineiro em 2023. O RN vai para a final pela 1ª vez desde 2017.
O concurso é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Mundo Mesa e, nesta edição, recebe o patrocínio da Coca-Cola Brasil e Pluxee. Cada um dos estados selecionados apresentou um prato selecionado.
A Bahia foi selecionada com o restaurante Encanto Regional (Entre Rios) com o prato “Bobó Encanto”; Mato Grosso se classificou com o Original Restaurante (Cuiabá) com o prato “Arroz Original”; Minas Gerais com o Beggiato Restaurante (Belo Horizonte), com o “Canelone de pupunha em crosta de castanhas”; Paraná com o restaurante Kurytyba Gastronomia (Curitiba), com “Baião de dois paranaense”; Rio de Janeiro teve o Restaurante Ativa (Niterói) classificado com o prato “Aruanã da Amazônia com purê rústico de macaxeira e castanha do Pará”; São Paulo, entrou o restaurante Cibi Sana (Vinhedo), com o prato “Frango ao creme de limão com sal de alho negro e arroz defumado com Jambu, masalas da casa e castanhas de caju”; e Sergipe, com o Lê Gourmet (Aracaju), com o prato “Terrine Nordestina”.
Definidos os finalistas, a expectativa agora é descobrir qual restaurante será coroado como o melhor do País na modalidade a quilo. Os chefs de cada estabelecimento vão preparar os pratos criados especialmente para o concurso e serão avaliados por um júri especializado.
As apresentações da grande final estão marcadas para o dia 25 de outubro, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Já a cerimônia de premiação ocorre no dia seguinte 26, no Memorial da América Latina, também na capital paulista, a partir das 13h10. A transmissão do “O Quilo é Nosso” acontecerá no Instagram da Abrasel.
As edições anteriores do concurso já premiaram seis restaurantes em cinco estados: o Mercato Brazil Manauara (Amazonas) conquistou o título em 2017, seguido pelo Gaúcho’s Gourmet (Amazonas) em 2018, o Verdelima (Ceará) em 2019, o Tomilho (Paraná) em 2020, o Arroz com Feijão (São Paulo) em 2021 e o Beggiato em 2022.
*Publicado na edição impressa do AGORA RN desta quinta-feira, dia 19 de outubro de 2023.