BUSCAR
BUSCAR
Descaso
Residentes da UFRN fazem campanha nas redes sociais para arrecadar alimentos
Os estudantes alegam que o último auxílio para a alimentação dos residentes foi depositado no início de dezembro de 2020, mas que este ano, até o momento, estão sem dinheiro para comer
Redação
22/01/2021 | 17:12

Alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, moradores da Residência Universitária campus Central, realizam campanha nas redes sociais para arrecadação de alimentos. Os estudantes alegam que estão sem receber auxílio alimentação desde o início de janeiro. O morador Luan Gomez, de 22 anos de idade, diz que o pagamento deveria ser realizado até o quinto dia útil, como acontece normalmente. Enquanto não recebem o valor, os residentes fazem arrecadação de todos os gêneros alimentícios

De acordo com o conselheiro e morador da Residência Universitária da UFRN, Luan Gomez, 22, o último auxílio para a alimentação dos residentes foi depositado no início de dezembro do ano passado, no valor de R$530,00.
“Eu faço Biomedicina e estou na residência desde o início da pandemia, esse mês o auxílio não caiu, enquanto isso, a gente utilizou os alimentos que ainda tínhamos de reserva, meus pais do interior também mandaram comida para mim” relata.

O estudante de Ciências Biológicas, Adson Lucas, de 23 anos, que também faz parte do conselho, diz que o pagamento do auxílio já foi cobrado da UFRN desde o momento em que atrasou.

“Os conselheiros da Residência Universitária cobraram o pagamento à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFRN e essa semana o Pró reitor Edmilson Lopes afirmou que no mês de janeiro sempre há atraso, mas não fomos informados disso, senão os estudantes teriam se preparado melhor” aponta.

Diante da situação, os residentes, com a ajuda de alguns centros acadêmicos da universidade, realizam uma campanha nas redes sociais para arrecadar alimentos, segundo Adson Lucas.

“Estamos aceitando todos os gêneros alimentícios, o local de entrega é na guarita da Residência, ao lado do Instituto Metrópole Digital (IMD)” explica.
Ainda de acordo com os conselheiros, a PROAE informou que a requisição de pagamento já foi enviada, mas até o momento os estudantes seguem “tirando do próprio bolso para custear a alimentação”.

Após a movimentação dos alunos, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, garantiu que o pagamento do auxílio foi realizado nesta sexta-feira e que os 500 estudantes que recebem o auxílio alimentação da UFRN, incluindo os residentes, pessoas do auxílio moradia e demais campi, devem começar a receber o valor ainda hoje.

“Os 120 moradores da Residência Campus Central e os demais alunos, um total de 500 estudantes devem receber o valor a partir de hoje até a terça-feira 26. Quem tem conta no Banco do Brasil já recebe hoje.”afirmou.
Apesar disso, o pró-reitor afirma que é comum todo início de ano esse atraso nos auxílios.

“Estávamos aguardando a autorização orçamentária para realizar o depósito do auxílio, por esse motivo teve esse atraso, além disso é comum os depósitos dos auxílios demorarem no início de ano, visto que ainda não recebemos o repasse do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para efetuar os pagamentos e ainda, todos os servidores que atuam nesse processo de pagamentos estão trabalhando de casa, o que também faz o serviço demorar um pouco mais” conta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.