BUSCAR
BUSCAR
Coluna
Reeleito pela terceira vez consecutiva, Paulinho Freire mostra independência e postura como presidente
Confira as últimas da política no Agora RN desta quinta-feira 16
Redação
16/12/2021 | 10:12

Com 27 votos favoráveis, 1 contra e 1 abstenção, Paulinho segue para o sexto mandato como presidente do Poder Legislativo. Os vereadores de Natal participaram, nesta quarta-feira 15, da antecipação da eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2022-2023. Pela terceira vez consecutiva, Paulinho Freire foi reeleito em chapa única com a quase totalidade dos votos.
A vereadora Ana Paula (PL) votou contra, como já tinha feito em eleições anteriores. Se absteve da votação o vereador Robério Paulino.

Será a sexta vez que Paulinho Freire presidirá a Câmara Municipal do Natal. Outras casas legislativas também já fizeram reeleições, como Mossoró, Parnamirim, e dezenas do interior que anteciparam o pleito. A vereadora Ana Paula entrou com liminar para suspender a eleição, mas o pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça (TJ).

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem reiterado que a norma referente ao mandato de mesa do Senado Federal e na Câmara dos Deputados não é princípio constitucional, sendo antes, sim, norma de caráter meramente regimental para tais casas (norma “interna corporis”), não sendo, portanto, de seguimento obrigatório pelos entes federativos (Estados e Municípios). A Constituição fala em disposição de caráter regimental aplicável apenas ao Legislativo Federal, não a inseriu entre os princípios a serem seguidos pelos Estados e Municípios.

Indiciado
O secretário da Sesap/RN, Cipriano Maia, foi incluído entre os indiciados pela CPI da Covid da Assembleia Legislativa. Ontem à tarde, parte do relatório do deputado Francisco do PT foi analisado e os parlamentares propuseram mudanças. Além de Cipriano Maia, empresários e uma servidora também foram indiciados.

Operação Lectus
E os deputados da CPI da Covid convocaram outra sessão para esta quinta-feira 16, quando serão analisados os contratos investigados na Operação Lectus, compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste e campanha publicitária de prevenção à covid com participação de ex-candidato filiado ao PT, médico Alexandre Motta, que concorreu ao Senado.

União Brasil
Definido: a deputada federal Carla Dickson vai sair do PROS e assinará a ficha do União Brasil. Mulher, médica, evangélica e de um trabalho que vem ganhando corpo em vários municípios, Carla é nome forte para 2022. O presidente nacional da União Brasil, deputado federal Luciano Bivar (PE), já conversou com Carla e acertou a filiação.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.