BUSCAR
BUSCAR
Prova
Questões de ciências humanas do Enem exigem capacidade de reflexão do estudante
Professores ouvidos pelo Agora RN avaliam que a prova tem caráter crítico-reflexivo, exigindo contéudos extra-curriculares, o que vai requerer do candidato noções de filosofia e sociologia
Redação
01/11/2018 | 08:51

Filosofia, sociologia, geografia e história são os conhecimentos exigidos na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que acontece no próximo domingo, 4, no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o professor de sociologia e filosofia do curso Ciências Aplicadas, Mariano de Azevedo, a prova possui caráter crítico-reflexivo.

“Geralmente, as questões apresentam ao aluno um conjunto de textos escritos ou fotografias, pinturas e mapas e solicitam que ele estabeleça uma relação entre o que interpretou do material trazido pela prova e o que aprendeu durante os estudos a respeito do tema”, explicou.

De acordo com o professor, a sociologia e filosofia aparecem de duas maneiras na prova. “Pela teoria desenvolvida por autores dessas áreas ou de forma ‘aplicada’, ou seja, a partir de questões temáticas sobre aspectos da sociedade como cultura ou política”, destacou. Ele acrescenta ainda que tais teorias ajudam na resolução de questões das matérias de história e geografia no âmbito de temas sociais.

A dica fundamental é ter noção das principais teorias dos pensadores. “Na sociologia, como Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e Pierre Bourdieu. Na filosofia, é indispensável conhecimento dos filósofos Platão, Aristóteles, René Descartes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Thomas Hobbes, Immanuel Kant, Michel Foucault, dentre outros”, pontuou.

Ainda segundo Mariano, para quem deseja revisar os principais temas das ciências humanas, é preciso focar na construção de sínteses. “A revisão dos principais temas deve se basear na construção de sínteses sobre as teorias sociológica e filosófica, e não se preocupar em tentar adivinhar os temas que serão abordados na prova”, declarou.

A outra dica é conhecer intimamente a prova através da resolução de questões dos exames anteriores. “Isso ajudará a treinar a leitura de textos sociológicos e filosóficos que precisarão ser interpretados para a realização da prova. Além disso, é fundamental ter atenção e foco aos enunciados e fontes trabalhadas nas questões”, disse

De acordo com o professor de geografia do curso Ciências Aplicadas Diego Rio Grande, esta é uma prova que exige além de conteúdo dos componentes curriculares. “Esta prova requer também habilidades e competências específicas das ciências humanas, que englobam seis competências de área e 30 habilidades”, explicou.

Segundo Diego, as competências exigidas pela prova de geografia em maior evidência nos últimos anos são conteúdos relacionados à geopolítica e conflitos do século XX; ao espaço urbano, industrial, agrário; às questões ambientais contemporâneas; e à apropriação dos recursos naturais.

PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

O primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio também envolve as questões de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Segundo o professor de Inglês do Complexo Educacional Contemporâneo Carlos Henrique, é importante ficar atento às palavras conhecidas no texto.

“É fundamental atentar para as palavras que você conhece, tanto em inglês como em espanhol, e tentar traduzir o tema e o texto, pois há sempre uma correlação entre título e conteúdo abordado, levando em consideração também o que você sabe sobre o assunto”, declarou.

Ainda segundo o docente, depois de ter feito a análise de todo o texto, o candidato precisa reler cada parágrafo. “Essa releitura consiste em atentar para o tópico frasal de cada parágrafo, inferindo as palavras apenas pelo seu contexto, sem a ajuda de um dicionário”, concluiu.

ATENÇÃO ÀS DICAS

1. Atenção aos enunciados;

2. Atenção as fontes trabalhadas nas questões;

3. Treinar a leitura de textos sociológicos e filosóficos;

4. Resolver questões de provas anteriores;

5. Ficar atento as palavras conhecidas no texto;

6. Fazer releitura de parágrafos.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.