BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Questionado sobre voto pelo celular, Bolsonaro diz: “Prefiro no papel”
Presidente deixou claro, porém, que ainda não tomou conhecimento sobre sistema estudado pelo TSE
Redação
13/10/2020 | 13:57

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) respondeu a um apoiador que pediu a opinião dele sobre o voto on-line, por celular ou computador, nas eleições e disse “preferir o papel”.

Durante a conversa com simpatizantes na porta do Palácio da Alvorada, nesta terça-feira 13, o chefe do Executivo afirmou que “o voto impresso, acoplado ao eletrônico, é a forma ideal de não ter fraude”.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estuda a possibilidade de o eleitor poder utilizar outros dispositivos, além da urna eletrônica, para escolher os candidatos.

Até o momento, conforme noticiou o portal UOL, 31 empresas manifestaram interesse em desenvolver tecnologia. Entre as companhias estão as gigantes Amazon e IBM.

“Pelo telefone, eu não sei, desconheço. Mas o cara for votar, aqui no dia das eleições, pode o cara do lado comprar o voto dele, isso pode acontecer”, opinou.

Um homem que o aguardava no cercadinho do palácio emendou: “Nos Estados Unidos, é tudo no papelzinho”. “Precisa falar mais nada, né?”, encerrou Bolsonaro.

Entre as exigências do TSE para o desenvolvimento do sistema estão a identificação do eleitor por biometria facial ou digital, sigilo do voto e mecanismos de auditoria.

*As informações são do Metrópoles

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.