BUSCAR
BUSCAR
Novos projetos
Quase 90% das resoluções nas vésperas do ano novo não são cumpridas
Quatro pontos são essenciais para atingir as metas: ter um plano, contar aos amigos, focar nos benefícios e se presentear a cada meta
Redação
31/12/2019 | 14:57

Tradicionalmente nas vésperas do ano novo são idealizados novos projetos, novas metas. Tudo movido pelo sentimento de renovação alinhada a motivação em cumprir o que, muitas vezes, foi deixado para trás no ano que passou. Mas, algum tempo depois do réveillon, grande parte dos planos é deixado de lado e o fluxo segue sem mudanças reais.

Essa realidade, inclusive, foi validade pelo psicólogo Richard Wiseman, autor do livro 59 segundos (ed. Best Seller). Segundo ele, quase 90% das pessoas não cumprem o que prometem no começo do ano, seja mudar de emprego, fazer uma viagem ou emagrecer, por exemplo.

Um outro estudo realizado pela Universidade de Scranton apontou que 80% das pessoas não cumprem suas resoluções. O estudo, ainda, revela que 8% cumpre o que desejavam.

Para Richard Wiseman, quatro pontos são essenciais para atingir as metas: ter um plano, contar o que planejou aos amigos, focar nos benefícios e se presentear com cada meta atingida, como detalha no livro citado acima.

Tenha um plano

Ter um plano com passo a passo, definindo etapas para conquista do propósito, é essencial. Quando o objetivo exige muito esforço para ser alcançado e o foco é apenas no resultado final, é mais fácil de desistir.

Conte aos amigos

Quando o projeto é compartilhado, a cobrança para que ele seja realizado deixa de ser individual e passa a ser coletiva. Assim, como terão outras pessoas envolvidas, motivando e visando resultados, fica mais fácil de seguir adiante.

Foque nos benefícios

Deixar de ter uma visão em curto prazo e visualizar o que ganhará caso continue com aquele propósito é um dos fatores motivacionais para alcançar o que foi desejado.

A cada meta alcançada, se presenteie

Quando cada etapa do projeto for alcançada, é importante se presentear, reconhecendo o esforço que foi aplicado até então. Dessa forma, é possível se manter focado e motivado.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.