BUSCAR
BUSCAR
Política

PT quer manter população desempregada, diz Coronel Azevedo sobre engorda de Ponta Negra

Redação
09/07/2024 | 09:40

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) criticou o PT, partido da governadora Fátima Bezerra, e disse que a legenda “vai fazer o inimaginável para que a engorda de Ponta Negra não saia nunca”, segundo disse o deputado. “O PT quer manter a população de Natal desempregada para que ela fique cada vez mais vulnerável às políticas de renda que são a base do populismo de Lula. Para o PT, o povo não tem importância, só o que importa é a popularidade de Lula”, afirmou.

“Os petistas sabem que se a economia de Natal melhorar um pouquinho, mais pessoas vão ter sossego econômico em suas casas e com isso vão se distanciar do discurso com o qual o PT pesca os desesperados. Onde tem PT, tem miséria”, completou Azevedo.

Oposição acusa PT de manter população do Rio Grande do Norte desempregada | Foto: Reprodução
Oposição acusa PT de manter população do Rio Grande do Norte desempregada | Foto: Reprodução

O deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) também criticou a gestão de Fátima Bezerra e afirmou que a governadora “não está nem aí para o desenvolvimento do turismo do Rio Grande do Norte”. Ele chega a citar, ainda, ações de antigos governadores do estado, como obras na Via Costeira, a Ponte Newton Navarro e a Casa de Apostas Arena das Dunas.

“A governadora Fátima perdeu a oportunidade de contradizer todos os críticos de seu governo e ter saído grande como o cargo que ocupa defendendo a celeridade na questão da engorda da praia de Ponta Negra, mas o que impera por parte da Governadora é o silêncio. Será que Fátima está desdenhando da crise do turismo? Estamos perdendo empregos dia após dia em que essa obra não sai do papel”, disse.

Gestão de Natal quer criar palanque, defende Francisco do PT

Por outro lado, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Francisco do PT, reclamou da conduta da Prefeitura de Natal, que culpou o Idema pelo atraso da emissão da licença. “A gestão de Natal quer criar palanque para a disputa eleitoral deste ano. Tiveram cerca de 1 ano depois da emissão da Licença Prévia concedida pelo Idema para responder questões relativas ao Projeto e não o fizeram em tempo hábil, demonstrando falta de compromisso, incompetência ou calculando o tempo certo para criar essa polêmica quase dentro do período eleitoral”, falou.

Francisco do PT ainda afirma que a gestão municipal tem promovido um negacionismo ambiental e que o objetivo é desinformar a população. “Quem está politizando esta questão é a própria Prefeitura e seus aliados para tentar desinformar a população. Faz menos de um mês que encaminharam para o IDEMA as respostas que deveriam ter sido feitas a muitos meses. Na pandemia já promoveram o negacionismo da ciência e agora promovem o negacionismo ambiental”, finalizou.

A também deputada estadual Isolda Dantas (PT) criticou a gestão municipal e disse que a afirmação de Álvaro Dias (Republicanos) sobre o Idema sofrer pressão política “é uma forma dele tentar cobrir a própria incompetência”. “Desde a licença prévia do Idema, que permitia a realização da licitação para encaminhar o pedido de licença para início das intervenções, a Prefeitura de Natal levou quase um ano e, em 20 dias, esperava que o órgão liberasse uma obra de impacto gigantesco”, argumentou.

“A draga foi embora porque, no RN, o meio ambiente não cede à chantagem. O Idema é um órgão sério e fará o melhor para o Rio Grande do Norte e para Natal com eficiência, no tempo necessário, com muita responsabilidade e compromisso. A Prefeitura de Natal levou quase um ano para encaminhar o pedido de licença. Aí em 20 dias quer que o Idema libere uma obra gigantesca?”, questionou Isolda.

A deputada estadual Divaneide Basílio (PT) também falou ao AGORA RN e defendeu que o Idema tem adotado todas as medidas para agilizar o licenciamento da engorda de Ponta Negra. Ela também citou o atraso da Prefeitura para responder aos 52 questionamentos feitos pelo Idema para a emissão do documento definitivo.

“E agora [a Prefeitura] cobra o licenciamento em 20 dias. Detalhe, 19 desses itens continuam sem resposta. Essa é uma obra importante para Natal, mas esse jogo político maldoso só atrapalha. É preciso compromisso com o desenvolvimento e com a sustentabilidade, sem ceder a pressões políticas, sem se afastar da legalidade e do respeito à verdade dos fatos”, concluiu.

Representantes devem deixar de lado linhas ideológicas, afirma Ubaldo Fernandes

Já o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) ressaltou que os representantes públicos devem “deixar de lado suas linhas ideológicas e trabalhar juntos para que as obras aconteçam respeitando o meio ambiente, mas trazendo os avanços que são necessários” e também mencionou o retardamento da emissão da licença.

“O Município não pode exigir uma licença sem entregar as documentações no devido prazo. Se houve atraso nesse envio, é inevitável o atraso na concessão de autorização. É preciso transparência nesse processo para que a sociedade tenha conhecimento das informações verdadeiras a respeito de todos os trâmites e possa se somar na construção de uma Natal melhor”, finalizou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Lula prometeu cumprir arcabouço fiscal em conversa com ministros: “Não abro mão”
Segundo o ministro das Relações Institucionais, presidente disse que regra ajuda a ampliar investimentos no país e recuperar políticas sociais
12/07/2024 às 20:15
Investigados mentiram para proteger Bolsonaro em caso das joias, diz PF
Depoimentos trouxeram informações erradas sobre a localização, movimentação e destino dos itens desviados do acervo público
12/07/2024 às 18:26
STF realiza audiência de custódia de presos no caso Abin
Segundo a PF, agência foi usada para favorecer filhos de Bolsonaro
12/07/2024 às 15:22
George Soares toma posse como Conselheiro do TCE na próxima quarta-feira
Vaga pertence ao quadro de indicados pela Assembleia Legislativa e estava aberta desde a aposentadoria do Conselheiro Tarcísio Costa
12/07/2024 às 15:13
Salatiel de Souza e Homero Grec oficializam pré-candidaturas em Parnamirim
Evento da pré-chapa ocorrerá no Boungaville Recepções nesta segunda-feira 12
12/07/2024 às 11:55
Paulinho Freire tem condição de vitória e fará grande governo, afirma ACM Neto
Vice-presidente do União Brasil visitou RN ontem para lançamento de guia para ajudar na elaboração de planos de governo
12/07/2024 às 07:59
Câmara aprova PEC da Anistia, que reduz cota para negros nas eleições
Projeto tramitou por mais de um ano com pouquíssimo debate público e só teve oposição do PSOL e do Novo; texto segue agora para o Senado
11/07/2024 às 21:59
‘Intenção de rompimento democrático’, diz Randolfe sobre monitoramento ilegal da Abin
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), consta na lista de autoridades que foram monitoradas ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
11/07/2024 às 20:02
Câmara aprova destinação de 5% de emendas parlamentares a catástrofes
Nos dois turnos, proposta teve votos de apoiadores do governo e da oposição, além de encaminhamento favorável de todas as bancadas partidárias
11/07/2024 às 15:19
“Não vi como bronca”, diz Márcio Macêdo sobre cobrança de Lula
Presidente pediu ao ministro mais participação em reuniões
11/07/2024 às 11:51