BUSCAR
BUSCAR
Marco histórico
Projeto “Jean Mermoz em Natal” vai redescobrir travessia aérea histórica
Feito pioneiro com participações de Jean Mermoz, Gimié e Dabry será revisitado pelo Projeto do Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil, redescobrindo a história da travessia e permitindo reviver a trajetória do aviador francês, colega de outro piloto que conquistou o mundo, Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe
Redação
23/06/2021 | 10:33

Maio de 1930 é um marco na história mundial da aviação e do transporte de correspondências: foi a realização da primeira travessia aérea transatlântica com correio postal. O piloto Jean Mermoz, o operador de rádio Gimié e o navegador Dabry deixaram a cidade de Saint-Louis, no Senegal, a bordo do hidroavião Comte-de-la-Vaulx e chegaram a Natal, no Brasil, após 21 horas de voo. Na bagagem: mais de 20 mil cartas.

Esse feito pioneiro será revisitado este ano pelo projeto “Jean Mermoz em Natal”, realizado pelo Serviço Cultural da Embaixada da França no Brasil. O projeto visa redescobrir a história desta travessia histórica e permite reviver a trajetória do aviador francês Jean Mermoz, colega de outro piloto cujo nome conquistou o mundo, Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe.

A travessia inédita encurtou a distância entre a Europa e o Novo Mundo, aplacou saudades, acelerou negócios. Uma carta que antes levava meses para chegar ao Brasil a bordo dos navios a vapor passou, então, a trazer notícias, para a época, ainda frescas.

O projeto Jean Mermoz em Natal incluiu uma programação cultural diversificada, com uma conferência sobre essa primeira travessia aérea do Atlântico com correio postal, o lançamento de um selo comemorativo, a edição da primeira biografia do aviador em português, além da inauguração de uma escultura do hidroavião Comte-de-la-Vaulx em Natal, da organização de uma exposição totalmente online com documentos históricos que resgatam esse momento do século XX e do lançamento de um livro destinado ao público infantil: No ar…um ás.

Estudantes de literatura francesa e história, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participam de uma conferência com três palestrantes: Mônica Corrêa – diretora da Associação Mémoire de l’Aéropostale no Brasil, autora do livro infantil “No ar…um ás”; Roberto da Silva – autor da biografia “Jean Mermoz”. Raimundo Arrais – professor do Departamento de História da UFRN.

A conversa será conduzida por François Weigel, professor de língua e literatura francesa na UFRN. A conferência será transmitida ao vivo pelo canal youtube da Embaixada da França no Brasil. O público em geral está convidado a assistir e participar com perguntas e comentários. Será nesta quarta, 23, às 14h30, no Youtube da Embaixada da França no Brasil.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.