BUSCAR
BUSCAR
Meio ambiente
Projeto Horta do Caminho celebra 2 meses de atividade com mutirão
Neste sábado 7, o projeto realizará uma pequena celebração desses dois meses de atividade, com a realização de um mutirão em Ponta Negra
Redação
06/08/2021 | 13:08

A insegurança alimentar – seja ela leve, moderada ou grave – atinge 59% da população do Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Norte é o terceiro Estado nordestino com o maior número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, pelo menos 282 mil pessoas convivem com a fome no território potiguar. Além disso, o Brasil é campeão mundial na produção de alimentos transgênicos, no consumo de agrotóxicos e no desmatamento de ecossistemas nativos, segundo o Atlas do agronegócio.

A partir desses dados, o Instituto Ancestral – que é uma Organização da Sociedade Civil que acredita no poder da colaboração para construção de sociedades mais justas, inclusivas, diversas, democráticas e sustentáveis – criou o programa Hortas Potiguares.

O programa tem o objetivo de implantar hortas comunitárias em espaços ociosos dentro da cidade; fortalecer o envolvimento comunitário e o empoderamento social a partir de práticas agroecológicas; e construir uma rede de pessoas em torno de vivências e experimentação, na construção de novas formas de relacionamento em que o Ser Humano atue nos processos de preservação e regeneração da terra, tendo como princípios fundamentais o amor, a cooperação e a solidariedade.

“A nossa ideia é fazer uma mobilização juntando o poder público, as empresas privadas e a sociedade civil para produzir alimentos sem veneno dentro da cidade, em qualquer lugar que esteja ocioso”, afirma Geraldo Gondim coordenador do Instituto Ancestral.

UMA REVOLUÇÃO VERDE E ORGÂNICA

Diversas iniciativas de agricultura urbana estão sendo desenvolvidas por todo o mundo e aqui em Natal, esse movimento também já começou. Em Ponta Negra, o Centro Espírita Irmãos do Caminho, uma respeitada instituição de caridade, abriu as portas e celebrou uma parceria com o Instituto Ancestral para a implantação da Horta do caminho, primeira horta do programa Hortas Potiguares. O trabalho já vem sendo desenvolvido há dois messes e já é possível ver a transformação no espaço aonde está sendo implantada a horta. Neste sábado 7, o projeto realizará uma pequena celebração desses dois meses de atividade, com a realização de um mutirão, aberto a toda a comunidade.

SERVIÇO

Celebração de 2 meses da Horta do Caminho
Centro Espirita Irmão do Caminho- Rua praia de Muriu, 9150 – Ponta Negra
Dia 07 de agosto, sábado, a partir das 8h
Mais informações @hortadocaminho

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.