Selecionado no 2º Edital de Projetos Incentivados 2025 – Leis de Incentivo Federal, da Transportadora Associada de Gás (TAG), o projeto “Energia que Transforma”, do Senai-RN, vai oferecer capacitação profissional gratuita a jovens do município de Serra do Mel, no interior do Rio Grande do Norte. A iniciativa está prevista para começar em 2026 e tem como foco ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para adolescentes da região.
Ao todo, o projeto beneficiará 300 jovens com idades entre 16 e 18 anos, por meio da oferta dos cursos de Eletricista Instalador Predial e Eletricista Instalador Industrial. Cada formação terá carga horária de 160 horas, o equivalente a dois meses de aulas. A previsão é a abertura de 12 turmas, com 25 alunos cada, todas com atividades presenciais e conteúdos teóricos e práticos.

De acordo com a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do Senai-RN, Amora Vieira, a iniciativa se destaca por levar a qualificação diretamente ao município. “O diferencial do projeto é a entrega da formação localmente, com a oferta, pela primeira vez, desses cursos em Serra do Mel”, afirma.
O processo seletivo dos alunos deverá ser iniciado em março, com início das aulas programado para abril. Além da formação técnica, o projeto prevê o desenvolvimento de competências socioemocionais e empreendedoras, com conteúdos que abordam normas técnicas, segurança, cidadania e ética profissional, ampliando a formação integral dos participantes.
Segundo Amora Vieira, a proposta está alinhada à estratégia do Senai-RN de ampliar sua atuação no interior do Estado. “Temos trabalhado para levar o conhecimento para campo, facilitando o acesso à qualificação profissional de qualidade em cidades de interesse da indústria. Com a atuação da TAG e a oferta gratuita dos cursos, unimos esforços para transformar vidas”, destaca.
Para a execução do projeto, a TAG destinará cerca de R$ 1,37 milhão, provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), criado a partir da Lei Federal nº 8.069/1990. A iniciativa terá duração total de 18 meses e integra o montante de R$ 57,85 milhões previstos no edital da empresa para apoio a projetos culturais, ambientais, econômicos e sociais em todo o País.
Enquadrado na Lei de Incentivo aos Direitos da Criança e do Adolescente, o “Energia que Transforma” está entre os 73 projetos aprovados em âmbito nacional. O processo de seleção envolveu análise documental, avaliação qualitativa, escolha por comissão avaliadora e due diligence ética (ou diligência prévia). Os recursos são geridos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e têm como objetivo fortalecer ações de inclusão social e garantia de direitos de crianças e adolescentes em todo o Brasil.