BUSCAR
BUSCAR
Internacional
Primeira juíza negra da Suprema Corte toma posse nos EUA
Jackson, de 51 anos, cresceu no estado da Florida e estudou na Universidade Harvard
Redação
30/06/2022 | 16:39

Nesta quinta-feira 30, a primeira juíza negra da história da Suprema Corte dos Estados Unidos, Ketanji Brown Jackson, tomou posse do cargo. Jackson assume o posto na mais alta corte do país em um momento de decisões polêmicas tomadas por magistrados conservadores, como a cassação do direito constitucional ao aborto e a ampliação da posse de armas.

Em um comunicado, a magistrada afirmou: “Com o coração cheio, aceito a solene responsabilidade de apoiar e defender a Constituição dos Estados Unidos e de administrar a justiça sem medo ou favor”.

Ketanji Brown Jackson foi indicada pelo presidente Joe Biden, e já havia sido aprovada para o cargo pelo Senado em abril deste ano, mas só poderia tomar posse com a saída do juiz Stephen Breyer, que deixou o posto também nesta quinta-feira 30. Antes de tomar posse no novo cargo, ela foi juíza da 2ª instância nos Estados Unidos e defensora pública, representando réus pobres, será uma das poucas magistradas da Suprema Corte com ampla experiência no sistema penal norte-americana.

Com entrada de Jackson haverá também um recorde no número de mulheres na Suprema Corte dos EUA, agora são quatro magistradas, de um total de nove juízes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.