A Polícia Rodoviária Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da União e a Polícia Federal, iniciaram no dia 27 de novembro, no Rio Grande do Norte, Operação de Combate aos Crimes contra os Direitos Humanos. A ação tem o objetivo de combater crimes como o trabalho análogo ao escravo, o trabalho infantil, o tráfico de pessoas e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A Operação, contou com uma primeira fase de nivelamento teórico e prático, onde foram capacitados policiais rodoviários federais dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba. No total, foram capacitados 26 agentes da PRF que adquiriram aperfeiçoamento técnico para o enfrentamento especializado aos crimes contra os direitos humanos.
Na fase operativa, entre os dias 2 e 3 de dezembro, bares e prostíbulos foram alvos da Operação, onde 169 pessoas foram fiscalizadas, 25 veículos consultados, quatro pessoas presas e dois adolescentes resgatados em situação de vulnerabilidade. Uma força tarefa composta pela PRF, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal, coordenaram a ação.
A operação está em andamento e se encerrará as 23h59 do dia 09 de dezembro de 2023.