BUSCAR
BUSCAR
Posição
Presidente do Congresso reage a desfile: “Ninguém haverá de intimidar o Parlamento”
Pacheco disse não ver risco à democracia, mas afirmou que o Parlamento "estará pronto" para reagir aos ataques
Metrópoles
10/08/2021 | 17:21

O presidente do Congresso Nacional, senador (DEM-MG), afirmou em plenário, nesta terça-feira 10, que “absolutamente nada, nem ninguém, haverá de intimidar as prerrogativas do Parlamento”. A fala ocorre após a realização de um desfile de tanques militares na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com anuência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Pacheco defendeu não ver risco à democracia, porém, ressaltou que o Senado Federal “estará pronto para reagir a roubos, a bravatas, a ações que não calham no Estado Democrático de Direito”.

“Sobre essa manifestação de hoje, o desfile de tanques das Forças Armadas em Brasília, devo dizer que, para aqueles que assim interpretaram [como ameaça à democracia], está reafirmado nosso compromisso com a democracia. Absolutamente nada, nem ninguém, haverá de intimidar as prerrogativa do Parlamento”, disse o senador.

O presidente prosseguiu dizendo que o “Congresso Nacional tem posição de absoluta e plena obediência à Constituição Federal”.

“Quero dizer que para cada palavra, para cada apontamento que possa constituir algum tipo de ameaça ou risco, sempre haverá pronta reação do Senado”, enfatizou.

Organizado pela Marinha, o desfile militar partiu do Rio de Janeiro e passou pela capital federal, a caminho do Campo de Instrução de Formosa (CIF), em Goiás. O “desvio de rota” teria sido solicitado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ao passar pelo Palácio do Planalto, foram entregues convites ao chefe do Executivo federal e ao ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, para comparecerem à Demonstração Operativa, que ocorrerá no dia 16 de agosto, em Formosa.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.