26/02/2022 | 10:31
“Eu acredito que as mudanças na sociedade e o desenvolvimento acontecem principalmente através da educação”, destacou o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, também presidente do Conselho do SESI/RN, ao parabenizar aos alunos da SESI Escola pelos resultados alcançados no SiSU. Os parabéns foram dados com destaque ao aluno Hélio Valério, de Mossoró, aprovado em primeiro lugar para o curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM-2021).
Além dele, os estudantes Karen Yasmin Alves de Oliveira e Caio César Araújo se destacaram entre as principais colocações, com o 1º lugar nos cursos de Pedagogia da UERN e de Engenharia de Energias do IFRN, respectivamente. E Leandro Gomes Maia foi 4º lugar no curso de Direito da UERN. No total, foram mais de 60 alunos aprovados.
Na ocasião da reunião desta tarde, o presidente da FIERN anunciou que o Sistema fará um investimento para transformar a SESI Escola Mossoró em unidade de ensino de referência. “A exemplo da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, vamos investir em instalações e métodos de ensino que possam adequar a escola do SESI no município de Mossoró em uma instituição de ensino modelo e referência em educação do Rio Grande do Norte”.
No ano de 2021, o SESI contou com 238 alunos formados no Ensino Médio e realizou 2.773 matrículas. Ao todo foram realizadas também, 1736 consultas nas bibliotecas Indústrias do Conhecimento do SESI, em vários municípios do RN.

“Foi gratificante saber que meus esforços deram frutos”, comemora o estudante Hélio Nascimento Filho, de 17 anos, aluno da SESI Escola Mossoró, em referência a aprovação em primeiro lugar no curso de Engenharia Mecatrônica.
Hélio conta que se preparou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através do suporte oferecido pela SESI Escola para os alunos que prestariam o exame. “Assisti às aulas e revisões da escola e depois eu revisava em casa com exercícios e simulados”, acrescenta o aluno que tem grandes expectativas para o futuro. “Estou ansioso por essa nova etapa de minha vida. Pretendo me esforçar ainda mais para obter bons resultados no futuro”.
A escolha do curso, explica o aprovado no SiSU, se deu pela relevância cada vez maior da profissão no mercado de trabalho. “Eu desejo usar minhas capacidades para auxiliar no desenvolvimento de novas tecnologias que facilitem a vida das pessoas”, explica.
O professor de Física da SESI Escola Mossoró, Leonardo Garcia, conta que Hélio sempre foi um aluno exemplar desde a primeira série. “Hélio está entre os melhores alunos devido ao seu desempenho escolar. Ele continuou estudando e conquistou o primeiro lugar em mecatrônica. Estamos orgulhosos. Suas habilidades em programação estão bem acima dos alunos de sua idade”, destaca o professor.
Segundo o docente, o estudante sempre apresentou facilidade no aprendizado de disciplinas como física, matemática e das ciências da natureza. E sempre gostou de participar de competições educacionais, tendo se destacado na Olimpíada Brasileira de Robótica e em modalidades tanto práticas quanto teóricas.
“Ele foi medalha de prata no primeiro e segundo anos do Ensino Médio e medalhista no terceiro ano. Participou da equipe FLL (First Lego League) de Robótica, disputando a etapa nacional, onde também obteve destaque com sua equipe”, detalha o educador.
Além do professor, os familiares também comemoram. ‘Eu, em primeiro lugar, estou muito grato a Deus. E muito orgulhoso por Hélio Filho ser um jovem obediente e focado nos seus objetivos. Ele sempre foi dedicado aos estudos”, enfatiza o carteiro Hélio Valério Lima do Nascimento, 47 anos, pai do aluno aprovado.
Estudantes tiveram ‘Momento Enem’ na SESI Escola, antes das provas
De acordo com a gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, durante todo o ano de preparação, os estudantes participaram, além das atividades curriculares, de aulões nos finais de semana e se submeteram a vários simulados. Antes das provas do Enem, a SESI Escola no Rio Grande do Norte promoveu o ‘Momento Enem’ com uma série de atividades para alunos que iriam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio No Momento Enem, que incluíram dinâmicas de incentivo, força e determinação para passar encorajamento aos alunos da escola. “Precisávamos incentivar os nossos alunos, acolher e apoiar em um momento tão importante. Trabalhamos três anos por poucos dias de provas”, disse.