A Ribeira recebe várias obras que darão forte impulso a sua revitalização. Algumas dessas obras, como a construção do Terminal Marítimo de Passageiros, são de responsabilidade da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), que administra o Porto de Natal. O presidente da Companhia, Pedro Terceiro de Melo, manteve contatos com o prefeito Carlos Eduardo e com a equipe de auxiliares da Prefeitura para debater questões sobre mudanças do trânsito e outras na região. Também falou sobre Maruim. Sobre estes e outros assuntos, Terceiro Melo deu a seguinte entrevista ao “Jornal da Cidade”, da FM 94.
A Codern esteve recentemente reunida com o prefeito Carlos Eduardo Alves e com órgãos da Prefeitura. Qual foi o objetivo dessas reuniões?

Primeiro, nós temos a obra do Terminal Marítimo de Passageiros, que devermos concluir entre agosto e setembro e se faz necessário que a Prefeitura faça algumas intervenções, haja vista o número de passageiros que o Terminal tem a capacidade de receber e também a frequência do povo de Natal, que terá acesso também ao Terminal. Então, como fica ali no largo da Rua Chile, nós entendemos que o trânsito terá uma nova imagem ali e nós já levamos essa preocupação para o prefeito e os secretários, para que a gente comece a trabalhar essas mudanças a partir de agora.
Que providências são aguardadas pela Codern, por parte da Prefeitura?
São as mudanças que o trânsito, com certeza, irá exigir, com relação a estacionamento, com relação aos acessos, existem alguns obstáculos em frente ao Terminal, que já nos dá uma dificuldade com o acesso ao Porto e que, com Terminal, nós deveremos receber um número de transporte muito maior. Também a gente entende que o Terminal é o início da revitalização da Ribeira, haja vista também a obra da Rampa, que já está sendo licitada, o berço 4, que também estamos licitando, ou seja, ali a margem do rio Potengi irá sofrer grandes transformações e consequentemente a Ribeira.
Como é que está o andamento da obra do Terminal Marítimo de Passageiros, em que fase se encontra e a previsão de entrega?
Hoje nós estamos com 52% da obra realizada, está dentro do nosso cronograma, mas existe um pequeno atraso. No cronograma a previsão é que a gente conclua em agosto, mas nós sabemos que, no máximo em setembro, a gente está concluindo a obra, entregando à população e aos passageiros que virão a Natal pelo transporte marítimo.
No que diz respeito a Maruim, como é que está o projeto e, nesse caso o que é que cabe à Prefeitura do Natal?
Nessa reunião com o prefeito e com os secretários também levamos a nossa preocupação com o Maruim. Nós entendemos que a comunidade do Maruim deva ser um desafio não da Codern, mas sim um desafio de Natal, haja vista a gente conhecer a situação de habitação dos moradores, uma situação de pobreza, de esgoto sanitário, de tubulações da Petrobrás com riscos. Então, acho que Natal deve se voltar para ver melhor o Rio Potengi e a margem do rio. Logicamente, a questão do Maruim é um ponto de honra para que a gente consiga essa mudança. Nós estamos nos reunindo sempre; nos reunimos com a prefeita Micarla, em seguida com Paulinho Freire e agora, já com Carlos Eduardo, ele demonstrou que viu a questão e que vai resolver. Os projetos estão feitos, todos entregues à Caixa Econômica, a localização do terreno, que é da Prefeitura, e agora está na marca do pênalti; é só dar o chute e eu tenho certeza de que o prefeito Carlos Eduardo irá fazer esse gol.
Como é que anda a licitação do berço 4, para a ampliação do cais do porto? Está perto de sua conclusão e qual a previsão de início da obra?
Esperamos que a licitação esteja em fase final. Estamos apurando, porque sempre há empresas que recorrem com recursos administrativos e imagina-se que nesse mês de março a gente chegue à conclusão da empresa ganhadora e, com certeza, iremos dar a ordem de serviço.
Em relação aos pilares da Ponte Newton Navarro, qual a perspectiva para a solução desse problema?
A perspectiva das defensas são as perspectivas do Rio Grande do Norte. Nós, a Codern, entendemos que a solução é obrigação do Estado, mas entendemos também que a solução é boa para o RN. Estivemos na semana passada em Brasília, levamos, mais uma vez, ao conhecimento do Ministro, com a carta da Marinha, que mostra as dificuldades que limitam o Porto hoje, que, em vez de 24 horas, estamos funcionando só 12 horas. Com isso, fomos orientados a levar ao conhecimento do coordenador do PAC e lá a gente colocou a nossa ideia, para que essa obra venha a ser realizada pelo PAC. E daí, começamos esse trabalho, depois vamos pedir o apoio da bancada federal, de forma que a gente procura uma solução e, com certeza, chegaremos a ela.
O senhor comentou sobre bancada federal. O que o senhor achou da eleição de Henrique Alves com presidente da Câmara dos Deputados? Isso vai ser bom para o RN?
Eu acho que a eleição do deputado Henrique é um fato histórico para o Estado. Mas, vamos ver não só pelo lado da história, mas também o que podemos aproveitar por termos como presidente um deputado federal do nosso Estado, um dos menores estados da federação, ele comandando a Câmara dos Deputados. Então, isso é uma oportunidade única e eu acho que chegou a hora de a gente recuperar aquilo que Natal perdeu e o que a gente poderia ter ganhado com a vinda da Copa. Nós não nos planejamos e não conseguimos, a exemplo do Ceará, que deu uma revirada grande no Estado, com obras gigantescas, e que está em primeiro lugar. Você veja que o Estado deles foi o primeiro do país a ficar pronto, já participa da Copa das confederações e nós, infelizmente, não tivemos essa capacidade. Mas eu acredito que, sé nós soubermos capitar isso, com certeza podemos recuperar obras de infraestrutura para o Estado e não só obras de infraestrutura, mas outras obras que nós devemos começar a sentar e pensar, porque entendemos que Henrique na presidência não terá tempo de pensar, mas terá o desejo de que o RN apresente projetos para que ele possa defender para o Estado do RN.
Ontem, em entrevista ao Jornal de Hoje, o senhor falou da importância de o Estado eleger um grande projeto para que seja defendido por Henrique na presidência da Câmara. Que projeto seria esse e como obter um consenso em torno desse grande projeto?
Eu acho que qualquer pessoa de bom senso entende que as coisas, quando são planejadas, os frutos são mais bem colhidos. Então, eu acho que planejar o RN na parte de logística de transporte é um projeto que nós, como norte-rio-grandenses, defendemos. Já existe a ideia e eu acho que essa será a grande oportunidade para a gente colocar em prática o PELT do Estado do RN. E agora nós temos Henrique como defensor e eu tenho certeza que, chegando lá com esse grande projeto, ele defenderá isso para o nosso Estado.