BUSCAR
BUSCAR
Combate ao vírus
Presidente da Câmara de Macaíba destaca união contra a Covid-19
Vereador ressalta bom relacionamento entre os vereadores e da Câmara com o poder Executivo, destacando, nesse período de pandemia, a união de todos com ações contra a doença e o fato de Macaíba ter sido totalmente atendida com o plano de vacinação e também com a testagem da população, seguindo orientação do governo federaL
Redação
29/05/2021 | 07:49

Em entrevista exclusiva ao jornal Agora RN, o presidente da Câmara Municipal de Macaíba falou sobre a relação com executivo e disse que a cidade está avançando com a nova gestão. Advogado de carreira e policial rodoviário federal, Denílson Gadelha (Cidadania) está em seu segundo mandato como vereador e assumiu pela primeira vez a presidência da Casa Legislativa.

Agora RN – Da eleição de 2016 para 2020, a Câmara ganhou mais duas cadeiras, passando de 15 para 17 vereadores. Dos que já estavam na casa, apenas três não conseguiram voltar.

Qual sua avaliação sobre isso? Denílson Gadelha – Nós tivemos um percentual de reeleição bem alta, dos 17, 11 foram reeleitos pela base dos prefeitos, os demais por outras conjunturas. O prefeito Emídio, que era vereador, postulou o nome da irmã, que consegui se eleger, o vice Netinho França, que era vereador, consegui se eleger, então com isso mudou um pouco a cara da Câmara, o cenário no parlamento, com isso fizemos uma boa base.

Agora RN – Hoje, a Casa conta com apenas um vereador na oposição, o que facilita a relação da Câmara com executivo, não é?

Denílson Gadelha – Seis vereadores foram eleitos fora da base do prefeito, porém parte deles já tem uma aproximação com o Executivo, alguns apresentam neutralidade, apenas um faz uma oposição mais contundente. Nós respeitamos a opinião de cada um, respeitamos a independência de cada um. A Câmara tem a prerrogativa de independência e é assim que tem que ser, mas mantemos uma relação muito boa com Executivo, até os vereadores que não se elegeram na base.

Agora RN – Nesse momento de pandemia, quais a medidas sanitárias que foram tomadas e quais são as prioridades da Câmara?

Denílson Gadelha – Nós restringimos a entrada de pessoas e também organizamos a entrada para funcionários. As sessões passaram a ser remotas. Iremos continuar nesse modelo de funcionamento, com muito cuidado para evitar aglomeração. Tivemos uma situação bacana, os 17 vereadores se uniram e todas as indicações e proposições relacionadas à pandemia são assinadas pelos 17 vereadores. Nós estamos numa guerra e unimos todas as forças para ajudar ao município.

Agora RN – Qual sua avaliação sobre as ações dos governos federal e estadual, durante a pandemia, em Macaíba?

Denílson Gadelha – Macaíba, de fato, está tendo uma atenção nesse momento. Eu sempre fui um crítico dos governos estaduais, vários governadores esqueciam Macaíba, mas agora temos esse olhar: Macaíba foi 100% atendida com o plano de vacinação e também com testagem da população, claro, seguindo o plano de vacinação orientado pelo governo federal, mas sabemos que o governo do Estado tem nos atendido de forma muito positiva. O governo federal repassa para os estados, o Estado distribui para os municípios, nós estamos acompanhando desde o ano passado, e estamos vendo que as coisas estão acontecendo, estão funcionando, isso nos deixa muito feliz como parlamentar.

Agora RN – A bancada federal e os deputados estaduais têm ajudado Macaíba?

Denílson Gadelha – Até aqui não fomos procurados diretamente. Hoje, buscamos mais parcerias, por exemplo, os deputados Rafael Motta, João Maia, Natália Bonavides, todos destinaram emendas para Macaíba. Essa semana conversei com Beto Rosado, que sinalizou também que vai encaminhar recursos para cá. O General Girão destinou emenda para o Polo Industrial de Macaíba. No âmbito estadual, temos o deputado Cleber Rodrigues, Albert Dickson, Cristiane Dantas. Então, as parcerias, estão chegando e têm duas vertentes, não só aqueles que tem parceria com o prefeito, são vários deputados que entendem que esse trabalho precisa ser feito.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.