BUSCAR
BUSCAR
Auxílio
Prefeitura vai remanejar recursos de festas para ajudar artistas de Natal
Prefeitura de Natal vai remanejar recursos para desenvolver ações voltadas para o fortalecimento da cultura. Será utilizado 10% do orçamento previsto para as despeas com festas para o exercício de 2021
Redação
08/10/2020 | 05:20

A produção cultural é um dos setores mais impactados pela pandemia da Covid-19 e deve seguir acumulando prejuízos econômicos por um bom tempo. Diante da situação calamitosa, o poder público reuniu esforços com o objetivo de auxiliar a sobrevivência da atividade e dos trabalhadores do segmento. No âmbito municipal, os artistas receberão apoio extra durante o período de crise. Isso porque foi sancionada uma lei que autoriza a Prefeitura de Natal a remanejar recursos para desenvolver ações voltadas para o fortalecimento da cultura. Para tanto, foi permitido o remanejamento de até 10% do orçamento previsto para festas populares.

O secretário de Cultura da cidade, Dácio Galvão, adiantou ao Agora RN que o valor é estimado em R$ 1,2 milhão. “O valor será retirado do orçamento de 2021, que está atualmente previsto em cerca de R$ 12 milhões. Ficamos contentes com a aprovação da lei pois, mesmo que a disseminação do coronavírus seja controlada agora, os efeitos e impactos dos últimos meses ainda serão sentidos pelos artistas locais”, afirmou. Segundo ele, a pasta discutirá a formulação de um edital entre novembro e dezembro.

De acordo com o secretário, o objetivo é atingir os artistas independentes que mais foram afetados pelo isolamento. “Os cantores que se apresentavam em bares e restaurantes, por exemplo, perderam fontes de renda e estão em situação de vulnerabilidade, necessitando de apoio extra, para além da lei Aldir Blanc”. A lei municipal indica que os artistas farão shows, de forma remota, por meio de plataformas online no formato de live ou de canais de televisão e rádio.

Incluem-se no rol de beneficiados os seguintes profissionais: músicos, roadies, cenotécnicos, técnicos de palco, técnicos de circo, técnicos de iluminação, técnicos de áudio, técnicos de vídeo, construtores de cenografia, seguranças, programadores de mesa, operadores de áudio, luz e imagem, geradores, diretores de palco, especialista em trabalho, carregadores, artistas circenses e da cultura popular. O Poder Executivo Municipal deverá garantir uma participação democrática.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.