BUSCAR
BUSCAR
Estruturação
Prefeitura pede apoio do Ministério da Saúde para manter leitos de UTI em São Gonçalo após pandemia
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, por causa do declínio da pandemia, praticamente não há mais demanda de Covid-19 para o Hospital Belarmina Monte
Redação
30/09/2020 | 05:35

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, solicitou ao Ministério da Saúde que os 10 leitos de atendimento intensivo (UTI) que foram abertos no Hospital Belarmina Monte – para atender pacientes com Covid-19 – sejam mantidos no atendimento geral, após a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, por causa do declínio da pandemia, praticamente não há mais demanda de Covid-19 para o Hospital Belarmina Monte. Com isso, os leitos especiais para atendimento de pacientes com a doença serão desativados nesta quarta-feira 30.

Apesar disso, a prefeitura quer converter os leitos para o atendimento geral para aprimorar a assistência a outras doenças. Para que isso aconteça, é necessário que o Ministério da Saúde “habilite” os leitos, cobrindo parte dos custos da manutenção dos equipamentos. A intenção é que, após a pandemia, a população fique com o legado dos leitos de UTI.

O secretário explica, no entanto, que São Gonçalo não vai ficar sem leitos para atender pacientes com Covid-19 a partir desta semana. Jalmir Simões registra que o hospital de campanha seguirá funcionando por pelo menos mais dois meses, com 16 leitos clínicos e 4 de estabilização.

“Além disso, a prefeitura escalou um médico para permanecer no Belarmina Monte para atender pacientes que chegarem com coronavírus, fora os dois da urgência convencional. Caso o paciente com coronavírus precise de internação, será encaminhado ao hospital de campanha. Continuaremos com leitos intensivos”, destaca Jalmir Simões.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.