BUSCAR
BUSCAR
Estímulo
Prefeitura do Natal vai abrir Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo
Unidade, no Alecrim, terá objetivos de promover qualificação profissional e incentivar novos empreendimentos
Redação
27/08/2021 | 08:22

A Prefeitura de Natal promove nos próximos dias mais uma ação de estímulo à economia da cidade e à capacitação dos cidadãos que estão em busca de um lugar no mercado de trabalho. Isso vai se dar com a abertura do Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, prevista para a próxima terça-feira 31. A nova unidade vai funcionar na avenida Presidente Bandeira, 765, no Alecrim, integrando os serviços já executados nos dois centros municipais de Trabalho, Emprego e Renda, que antes funcionavam na Cidade Alta e no próprio Alecrim. A coordenação do espaço será toda feita pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

O CMTE já vai começar a operar com um diferencial, pois contará com uma sala voltada especialmente para o fomento do empreendedorismo, ofertando o tratamento diferenciado e favorecendo microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais e empreendimentos de economia solidária. Assim, vai possibilitar que os alunos recebam a devida orientação para a abertura de seu próprio negócio.

Dentre os serviços disponíveis no novo Centro, haverá atendimentos do Sine Natal com Habilitação de Seguro desemprego; cadastramento de vagas e encaminhamento para vagas de emprego; emissão de RG, Orientação para o Empreendedorismo; Captação de Vagas de Emprego; Intermediação de Mão de obra; Orientação Profissional; Serviço Social; Qualificação Profissional; Cursos de Qualificação profissional nos dois turnos (Manhã e Tarde), Oficinas de Comportamento para o Mundo do Trabalho. Além disso, o Departamento de Gestão, Empreendedorismo, Artesanato e Economia Solidária (Degeaes), da Semtas, estará no novo prédio com ações voltadas aos artesãos locais, desenvolvendo ainda mais a economia solidária e o empreendedorismo no segmento.

O prefeito Álvaro Dias destaca o papel do CMTE como suporte aos natalenses no período em que os esforços se voltam para a recuperação econômica, à medida que houver mais controle da Covid-19. “Muitas pessoas vão precisar de apoio para se inserir ou reingressar no mercado de trabalho, ou mesmo abrir seu próprio negócio. Temos um cenário profissional hoje extremamente competitivo e as pessoas precisam se qualificar cada vez mais. Queremos com o novo Centro oferecer o apoio que essas pessoas vão necessitar nesse momento em que se abre a possibilidade de maior retomada da economia”, explica o prefeito. Para Álvaro, a Prefeitura segue com o Centro a filosofia de tornar as oportunidades de trabalho o seu principal programa social. “O emprego dignifica o cidadão e nós, da Prefeitura, temos o compromisso de buscar sempre o desenvolvimento social e econômico da cidade”, define.

O secretário Adjuto Dias, titular da Semtas, lembra que a pandemia não gerou só prejuízos na área da saúde, mas a economia sofreu bastante com os efeitos das necessárias medidas de isolamento adotadas para frear o avanço do coronavírus. Ele conta que o Centro de Trabalho e Empreendedorismo vai absorver essa demanda crescente, buscando reinserir no mundo do trabalho quem ficou desempregado e ainda ofertar a primeira oportunidade aos que estão chegando agora em busca de um emprego. “Nosso objetivo é oferecer ao natalense, num único local, um conjunto de serviços que possibilitem empregabilidade, empreendedorismo e qualificação profissional. Nosso amplo programa de qualificação profissional será retomado agora com força total a partir da abertura do CMTE”, conta o secretário.

Adjuto comemora também a ampliação dos serviços da Semtas com a abertura da sala do empreendedorismo. “A área de gestão de negócios é uma das principais preocupações do nosso Departamento de Qualificação da Semtas. Vamos apresentar a quem nos buscar técnicas de gestão, orientando os beneficiados sobre como gerir seu negócio, com técnicas de vendas, apresentação de produtos e uma série de conceitos para que elas obtenham sucesso no trabalho. Isso é um avanço sem igual”, conclui ele.

Prefeitura do natal vai abrir centro municipal de trabalho e empreendedorismo
Álvaro Dias: “Zona Norte concentra um mercado que merece toda a atenção”. Foto: Alex Régis

“Loja do Empreendedor” dará apoio a empresários da Zona Norte

Além do Centro de Trabalho e Empreendedorismo, a Prefeitura de Natal firmou parceria com o Sebrae/RN para abrir em setembro a Loja do Empreendedor, no Partage Norte Shopping. O espaço terá como focos o apoio, a orientação e capacitação para os micro e pequenos empreendedores da região. A proposta é atender tanto o público que quer abrir seu próprio negócio, quanto os que já possuem um empreendimento.

Contando com parceiros estratégicos, o programa disponibiliza acesso facilitado à informação, orientação, qualificação e regularização das atividades, dentre outros serviços. A loja vai simplificar processos, facilitando o dia a dia do empresário junto aos órgãos públicos municipais e, dessa forma, garantindo atendimento ágil e de qualidade. A Prefeitura vai estar presente no projeto com o trabalho integrado das secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Vigilância Sanitária Municipal, Planejamento, além de apoio e orientação dos técnicos do Sebrae/RN.

O prefeito Álvaro Dias aponta a importância socioeconômica da Zona Norte, lembrando que a região registra ano após ano um crescimento exponencial, concentrando mais de 90 mil empresas, das quais 22 mil são enquadradas entre micro e pequenos negócios. “A Zona Norte concentra um mercado muito atrativo que merece toda a atenção. Por isso, decidimos junto com o Sebrae/RN abrir a Loja do Empreendedor na região que concentra 26% das micro e pequenas empresas de Natal”, detalha.

Para o secretário Adjuto Dias, a Loja do Empreendedor representa mais um passo dado pela gestão no fomento, estímulo e geração de desenvolvimento. “O Poder Público precisa fortalecer, estimular e facilitar ao máximo a abertura de novos empreendimentos. Ao criar essas condições, oferece os melhores caminhos a serem seguidos por quem deseja enveredar pelo meio empresarial. A Loja do Empreendedor cumprirá esse papel e a Prefeitura seguirá oferecendo todos os mecanismos possíveis para que a classe produtiva local possa crescer cada vez mais para gerar emprego, renda e divisas”, pontua Adjuto Dias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.