BUSCAR
BUSCAR
Saúde
Prefeitura do Natal lança Campanha Setembro Dourado
Prefeito Álvaro Dias lança oficialmente a ação que visa sensibilizar as pessoas para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil
Redação
10/09/2021 | 07:52

A campanha do Setembro Dourado, período em que se fortalecem as ações de prevenção e combate ao câncer infantojuvenil, foi lançada oficialmente na quarta-feira 8 pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. A gestão municipal anunciou a campanha publicitária realizada pela Secretaria de Comunicação e que será veiculada nas emissoras de rádio, TV e de mídia na internet, via redes sociais ao longo do mês para sensibilizar e conscientizar a sociedade a respeito da importância do tema.

O prefeito destacou que a iniciativa é fundamental, pois contribui na preservação de vidas, já que, ao se alertar para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, as chances de cura dos pacientes são ampliadas. Ele observa que a Prefeitura está toda integrada para ser multiplicadora da campanha. “Eu sou médico pediatra e sei que o câncer é uma doença perversa e muito danosa. O lançamento dessa campanha é significativa pelas muitas vidas que serão salvas. Lembro que são muitas as chances de cura com o diagnóstico e o tratamento precoce”.

Com o tema “Investigar é tarefa de gente grande”, a campanha publicitária será veiculada nos próximos dias em rádios, tvs e pela internet, levando informações à população para que as pessoas consigam reconhecer os sinais e sintomas precoces do câncer tanto nas crianças quanto nos adolescentes. “A Campanha alerta aos pais sobre dar atenção aos pequenos detalhes e que isto pode mudar uma vida para sempre”, ressalta Heverton Freitas, secretário de Comunicação Social.

A Casa Durval Paiva divulgou um depoimento dos familiares de Maria Luíza e falou em nome das mães que têm filhos em tratamento contra o câncer: “Graças a Deus e ao trabalho dos médicos minha filha está evoluindo bem e confiamos na sua plena recuperação. Ouçam seus filhos. Deixo a mensagem para todos os pais que prestem atenção nos seus filhos e ao menor sinal vão ao médico para investigar”.

Para Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva, o poder público municipal presta um grande serviço à sociedade ao promover e intensificar o Setembro Dourado. “Já está virando rotina vir todos os anos falar sobre o Setembro Dourado aqui na Prefeitura. O câncer é um problema de toda a sociedade. É preciso que todos tenham conhecimento dos sinais e sintomas. A Prefeitura do Natal é uma parceira antiga da nossa causa e ficamos muito felizes com a forma que o prefeito Álvaro Dias mobilizou a estrutura governamental para contribuir com a campanha, por nos apoiar. A criança precisa ter o direito constitucional de ser tratada e de ser tratada no tempo certo. Essa é uma bandeira de todos. Quando a doença é detectada em seu estágio inicial, as chances de cura chegam a 80%, portanto, quanto mais promovermos a educação das pessoas, mais vidas serão salvas”.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) trouxe a apresentação de cordel dos irmãos Raíssa e Pablo Silva, assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Santos Reis enfatizando e alertando sobre os sintomas do câncer. Segundo o secretário da Semtas, Adjuto Dias, o SCFV é o primeiro serviço que chega às famílias de baixa renda e eles serão os portadores para propagar esta campanha. Além disso, se comprometeu como agente de transformação da sociedade em abraçar, combater e multiplicar as informações para que as pessoas não esqueçam da sua importância.

O superintendente-adjunto da Liga Contra o Câncer, Ivo Barreto, trouxe três grandes novidades: A Liga inaugurou o aparelho de radioterapia mais moderno do país, que reduz o tempo de exposição da radiação para 10 minutos; A Liga irá inaugurar dentro de um mês a primeira sala de neurocirurgia que beneficiará principalmente as crianças, com a aquisição do melhor microscópio, comprado em Israel; e dentro de 30 a 60 dias irão iniciar a construção do primeiro hospital de pediatria oncológico do estado, com 40 leitos para internações e 10 leitos para UTI pediátrica oncológica, além de oito salas para atendimento, com todas as radioterapias disponíveis (radioterapia, quimioterapia e aparelhos de imagens).

“Esta campanha é um potente instrumento de garantia à vida, onde manifestamos o amor e o carinho pelo próximo. Parafraseando Milton Nascimento, é preciso cuidar do broto para a vida dar fruto. Se queremos dar fruto, cuidemos das nossas crianças e dos adolescentes a partir da convocação de toda a população através da conscientização para a responsabilidade com a vida”, afirma o vereador Pedro Gorki, presidente da frente parlamentar da criança e do adolescente.

“Diagnóstico precoce pode levar à cura sem sequelas”

Como médico de formação, o prefeito Álvaro Dias ressalta a necessidade das pessoas se conscientizarem sobre o valor do diagnóstico feito na fase inicial da doença, visando elevar as chances de cura. “Diagnosticar precocemente o câncer na infância e na juventude pode definir a cura, além disso pode representar a cura sem sequelas”, conclui o prefeito.

A recomendação nesse sentido é de que pais e responsáveis estejam atentos a certos sintomas que as crianças e adolescentes podem apresentar, como palidez, dor óssea, hematomas ou sangramentos pelo corpo, caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores e não acompanhados de febre ou outros sinais de infecção. Perda de peso sem causa aparente, febre e sudorese noturna, tosse persistente ou falta de ar, alterações oculares (reflexo branco na pupila, estrabismo recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos) também são sinais a serem observados. O mesmo acontece com inchaço abdominal, dores de cabeça, especialmente se forem incomuns e contínuas, além de vômitos recorrentes pela manhã ou com piora durante o dia, dores nos membros e inchaços sem qualquer sinal de infecção ou trauma.

De acordo com as estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenis (4.310 em homens e 4.150 em mulheres).

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.