BUSCAR
BUSCAR
Dia do artesão
Para garantir acesso em ações de fomento, Prefeitura de Natal cria a Carteira Municipal do Artesão
Documento vai possibilitar a participação de artesãos em ações de fomento ao artesanato de Natal
Redação
18/03/2022 | 17:34

A Prefeitura de Natal publicou no Diário Oficial desta sexta-feira 18, o decreto que institui o Programa Municipal de Identificação e Cadastro dos Artesãos, e cria a Carteira Municipal do Artesão. O novo documento vai possibilitar a participação dos artesãos nas ações de fomento ao artesanato de Natal.

Neste sábado 19 é comemorado o dia do artesão e para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, vai realizar uma confraternização na Loja Natal Original, a partir das 14h, quando também acontece a entrega simbólica da carteira municipal do artesão.

Essa é mais uma ação de fomento e fortalecimento dos artesãos que tem a iniciativa do secretário Adjuto Dias.  Sensível às demandas do segmento, o secretário tem investido forte na expansão do artesanato de Natal, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida e elevação profissional dos artesãos do município

A atuação do secretário no setor já conseguiu feitos de destaque na geração de oportunidades de trabalho e renda, no incentivo à preservação da cultura local e ainda na formação de uma mentalidade “empreendedora”, por meio da capacitação dos artesãos para o mercado competitivo.

Natal Original

A Loja Natal Original vem se consolidando como um novo espaço de interação com a arte e a cultura genuinamente natalenses. Localizada na praça da Árvore de Mirassol, a Loja administrada pela Semtas, tem 390m² de área interna e acomoda 60 artesãos, que têm a oportunidade de expor e comercializar a produção artesanal. Os expositores foram credenciados pela Secretaria e selecionados por meio de uma chamada pública, realizada em setembro de 2021, como parte do processo de fomento do artesanato e da economia solidária.

É durante o período natalino, quando acontece o projeto Natal em Natal, que a Loja recebe um intenso fluxo de visitantes. Na edição de 2021 do Natal em Natal, a exposição conseguiu movimentar cerca de meio milhão de reais, impulsionando a economia local e renovando a esperança dos artesãos, que passaram mais de um ano e meio sofrendo os efeitos da pandemia do coronavírus.

Com localização privilegiada, no corredor da avenida Roberto Freire, o espaço é de fácil acesso e foi reformado para ser parte do roteiro turístico da cidade.

“Temos ali um lugar de valorização dos nossos artesãos, reunindo o que temos de melhor em matéria de artesanatos em cerâmica utilitária e decorativa, renda, bordados, esculturas em papel, madeira, crochê, pedraria e mosaico, trabalhos com tecido ou materiais recicláveis, palha de carnaúba. A variedade é imensa e as peças são de alta qualidade”, disse o secretário.

Outra estratégia para a valorização do artesanato local, executada pelo secretário da Semtas, foi a abertura da Loja de forma permanente, uma antiga demanda do segmento. Para Adjuto, o espaço pode ser considerado uma vitrine para a exposição do melhor da cultura natalense.

“A loja Natal Original foi revitalizada para melhor acomodar os artesãos e receber os visitantes. Nosso objetivo é transformar o espaço em um novo ponto turístico do município. A permanência dos artesãos na loja vai movimentar a economia, promover o turismo e acima de tudo, vai fortalecer o nosso artesanato”, destaca o secretário.

A Loja Natal Original funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.