“Quem tem fome tem pressa”. O slogan popularizado pelo sociólogo Betinho retrata a urgência de famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e a necessidade emergencial desse combate com ações imediatas. Por isso, a atual gestão da Prefeitura do Natal tem dado atenção especial ao programa “Alimenta Natal” para fortalecer as políticas de segurança alimentar no município. Nesta quarta 19, o programa vai chegar à Zona Leste, tendo sua primeira distribuição na região realizada na Casa do Bem, em Mãe Luíza (rua João XXIII, 1719), a partir de 15h30.
Lançado há algumas semanas, o programa tem a meta de distribuir 4 mil refeições por semana e chegar a 17 mil a cada mês. Primeiramente, a ação se voltou às comunidades da Zona Norte. Agora, após a Zona Leste, será ampliada para as zonas Oeste e Sul a partir da próxima semana. O “Alimenta Natal” é coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).

O programa atua de forma estratégia na política assistencial da Prefeitura como articuladora de outros programas e equipamentos voltados ao acesso da população mais vulnerável à nutrição saudável, a exemplo do Banco de Alimentos, das Cozinhas Comunitárias e das feiras de agricultura familiar.
O prefeito Paulinho Freire reitera a proposta de ampliar a eficiência e o alcance dessas ações. “Temos avançado nesse setor porque sabemos da urgência no combate à fome. Nossa política é clara: cuidar da população e transformar vidas. Estamos apenas no início. Esse é um dos programas que ainda tem muito a crescer”, afirma Paulinho.
A secretária Nina Souza ressalta que, além de o Alimenta Natal organizar e potencializar outras ações na área, também transforma o enfrentamento à fome em uma política estruturada e permanente. “Queremos um sistema de arrecadação e distribuição de alimentos em várias frentes. E o Alimenta Natal veio como demonstração prática de que, com gestão e integração, é possível alcançar resultados concretos”, destaca a titular da Semtas.
Um cronograma semanal de entregas foi montado pela equipe da Semtas, com refeições prontas distribuídas às terças, quartas e quintas-feiras nas zonas Norte, Oeste e Leste, inicialmente. A partir da próxima semana, o programa passa a funcionar de forma contínua.
Ação já atendeu sete comunidades na Zona Norte da capital potiguar
O Alimenta Natal começou semana passada pela Zona Norte. Foram entregues 1.200 refeições prontas em apenas um dia, atendendo de uma vez a sete comunidades do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, incluindo áreas como Jardim Progresso e Niterói, e ainda o loteamento Santa Cecília, Beira Rio, Câmara Cascudo e Parque Floresta.
Todas as instituições contempladas são cadastradas na Prefeitura, a exemplo de associações de bairro e salões paroquiais. De acordo com a diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Semtas, Marlene Ramalho, são selecionadas instituições em maior situação de vulnerabilidade social e econômica, com cadastro único no município.
A distribuição que será feita na tarde desta quarta-feira 19 vai alcançar famílias de Mãe Luíza, e, ainda, as comunidades do Passo da Pátria, Ocidental de Baixo e do Mosquito. Na próxima semana, está prevista a chegada do programa na Zona Oeste, por enquanto, com seis instituições cadastradas.
Marlene Ramalho conta que a expectativa é de que o Alimenta Natal amplie o número de pessoas atendidas e fortaleça toda a rede municipal de segurança alimentar. “Cada refeição entregue representa o compromisso da Prefeitura com o direito básico à alimentação”, explica.
A iniciativa integra o planejamento municipal para ampliar o acesso a refeições nutritivas e garantir regularidade para famílias em situação de vulnerabilidade.