BUSCAR
BUSCAR
Geral
Prefeitura abre Centro para reforçar rede de assistência social em Natal
Creas Leste apresenta condições de acolher de maneira mais humanizada quem busca o serviço
Redação
15/02/2022 | 10:09

Para oferecer um melhor atendimento aos usuários do sistema de assistência social do Município, a Prefeitura de Natal inaugurou uma nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas Leste. Mais amplo e com
uma estrutura mais adequada à demanda de serviços da região, o espaço situado na rua Seridó, nº 396, em Petrópolis, tem condições de acolher de maneira mais humanizada quem busca o serviço, bem como de dar uma condição de trabalho mais adequada aos profissionais que atuam nesse trabalho especializado em atender às pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos. O espaço foi aberto na semana passada, em uma solenidade que contou com as presenças do
prefeito Álvaro Dias e do secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias.

O atendimento na unidade é feito no horário das 8h às 18h. As pessoas podem ter acesso ao serviço por demanda espontânea, por encaminhamento da rede socioassistencial ou pelos órgãos do sistema de garantia de direitos, seja Ministério Público ou Conselho Tutelar. O quadro de servidores é composto por assistentes sociais, psicólogos, advogado, pedagogo, educadores sociais, assistente administrativo e equipe de apoio. Atualmente, a equipe técnica do Creas Leste acompanha 172 famílias em situação de violação de direitos e faz o trabalho de acolhimento dessas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução das relações familiares, através da superação da situação apresentada, e respeitando o contexto social.

“Estamos reforçando e ampliando nossos serviços de assistência social. Infelizmente, as demandas em virtude da pandemia aumentaram muito, com muitas pessoas entrando em situação de vulnerabilidade social e nós, como representantes do Poder Público, precisamos atender a essas necessidades. O Cras Leste agora funciona em um espaço mais digno, acolhedor para os usuários e com melhores condições de trabalho para servidores”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

Para o secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, as novas instalações do Centro vão proporcionar um avanço significativo no serviço de acolhimento e atendimento aos usuários. “Nesse espaço maior e
mais adequado, teremos condições de prestar uma assistência melhor ao público que nos procura. Fazem parte desse universo de maior complexidade vítimas de violência doméstica, idosos em situação de negligência familiar, pessoas com deficiência, além de crianças vítimas de abuso e em trabalho infantil. Ampliamos a nossa capacidade de proteção desses grupos vulneráveis, bem como teremos mais agilidade para conter e coibir essas situações de risco social”, explica o titular da Semtas.

Além do Creas Leste, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social está ampliando a rede de atendimento na Zona Norte. Atualmente, estão em andamento as obras de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), ambos localizados no Conjunto Pajuçara. “São obras no valor de quase R$ 800 mil, que promovem a inclusão social, a proteção das famílias e o acesso à cidadania. Queremos
cuidar, amparar e incluí-las nos programas municipais e federais. Trabalhamos a fim de minimizar os impactos sociais e a vulnerabilidade”, conta Adjuto Dias.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública da assistência social que atende pessoas afetadas por situações de violações de direitos ou de violências. Uma pessoa será atendida no Creas, entre outras situações, por sofrer algum tipo de assédio, de discriminação, de abuso, de violência ou por demandar cuidados em
razão da idade ou deficiência. Este serviço é gratuito para todas as pessoas. Assistência Social é um direito de toda a população brasileira e não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento.

Natal conta com quatro Creas. O Norte funciona na Avenida Dr. João Medeiros Filho, 4760 – Redinha (Telefone: 3232-4878/4373); O Sul está localizado na Rua Tereza Bezerra Salustino, 1906, Lagoa Nova (Telefone: 3232-3353/4776);
o Leste agora em novo endereço na rua Seridó, nº 396, Petrópolis (Telefone: 3232-7585/2842); Por fim, o Creas Oeste opera na Avenida Jerônimo Câmara, 1002 – N. Sra. do Nazaré (Telefone: 3232-3061).

Agendamento do CadÚnico só pode ser feito pelo app Natal Digital

Com os objetivos de facilitar o acesso da população ao Cadastro Único, a Semtas implementou no CadÚnico o agendamento virtual, por meio do aplicativo Natal Digital. Desde o último dia 09 deste mês, esse agendamento para atualização e inclusão no programa está sendo feito exclusivamente pelo app. Somente se o usuário não tiver acesso à tecnologia é que deve se encaminhar até uma das unidades de atendimento para ser auxiliado.

A estratégia da Semtas visa a desafogar as filas que vêm se formando nos últimos meses nas unidades e nos Centros de Referência da Assistência Social. Após baixar o app, disponível no Google Play e Apple Store, o usuário deve clicar no ícone “Serviços”, depois em “Cadastro Único” e seguir o passo a passo, preenchendo os campos necessários para o atendimento.

Já os números de WhatsApp ficarão disponíveis para a população esclarecer dúvidas em geral sobre o CadÚnico. Os telefones são 3232-9248 (Ribeira) e 3232-4385 (Igapó). O atendimento acontece no mesmo horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e somente através de mensagem de texto, não sendo possível áudios e ligações.
Para o secretário da Semtas, Adjuto Dias, além de desafogar as filas nos equipamentos da Prefeitura, a medida garante mais agilidade e conforto ao público. “O usuário poderá, no ato do agendamento via aplicativo, escolher o local mais próximo da sua residência, conforme disponibilidade no número de vagas. Estamos criando ações e estratégias que
funcionem e agilizem o processo de atualização cadastral e das novas inclusões. Sabemos o quanto esses programas são fundamentais para os natalenses que se encontram em vulnerabilidade e nosso objetivo é atender a todos”, afirma ele.

Com a mudança, a Semtas reforçou o número de colaboradores para atuar no preenchimento de formulários do CadÚnico e do sistema online que faz a operacionalização do cadastro. Desde ontem (14), mais 20 pessoas estão atuando com o objetivo de auxiliar os serviços. Além das duas unidades do CadÚnico, localizadas nos bairros de Igapó e Ribeira, os novos cadastradores também serão encaminhados para os Centros de Referência de Assistência Social, locais que também fazem o processo de cadastramento.

SOBRE O CADASTRO ÚNICO

O Cadastro Único (CadÚnico) reúne informações sobre as famílias de baixa renda. O registro mostra onde estão essas famílias, quais fazem parte delas, qual a situação social e de renda. Com base no CadÚnico, o governo federal, estados e prefeituras podem planejar e incluir as pessoas em situação de vulnerabilidade nos programas sociais. Atualmente, Natal
tem cerca de 100 mil famílias inseridas no Cadastro Único e 62 mil famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.