BUSCAR
BUSCAR
Segurança
Prefeito Emídio Jr. assina ordem de serviço que autoriza construção de Centro de Operações Integradas da Segurança Pública em Macaíba
COISP será erguido ao lado da sede da Prefeitura e vai abrigar moderno sistema de videomonitoramento. Investimento em segurança supera R$ 1,5 milhão
Redação
21/02/2022 | 19:13

O prefeito de Macaíba, Emídio Jr., assinou nesta segunda-feira 21 a ordem de serviço que autoriza a construção do órgão próprio de Segurança Pública do município. Trata-se do futuro Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP). A solenidade aconteceu no pátio do Palácio Auta de Souza, com a presença de diversas autoridades locais e estaduais com atuação nos campos da política, segurança pública e comércio.

Entre os presentes, o vice-governador do RN, Antenor Roberto; o deputado estadual Kleber Rodrigues; o vice-prefeito, Netinho França; o presidente da Câmara Municipal, Denilson Gadelha; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN, coronel Francisco Araújo; o comandante da Polícia Militar do RN, coronel Alarico Azevedo; o diretor do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública do RN (CIOSP/RN), coronel Kleber Macedo; e o secretário municipal de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, coronel Sócrates Vieira.

WhatsApp Image 2022 02 21 at 18.57.17 1
Solenidade que autoriza construção do COISP em Macaíba – Foto: Divulgação/PMM

Com isso, Macaíba sairá de zero para milhões de reais investidos nesse setor nos próximos anos. O COISP será erguido ao lado da sede da Prefeitura e abrigará um moderno sistema de videomonitoramento integrado ao sistema de do CIOSP/RN. Mais de 1,5 milhão de reais estão sendo investidos no primeiro ano da gestão no projeto, que é desenvolvido por técnicos com vasta experiência em Segurança Pública. O investimento inicial é de aproximadamente 400 mil reais.

“Hoje damos o primeiro passo para iniciarmos a construção de uma estrutura que atenderá de fato os clamores da sociedade macaibense por mais segurança. O que firmamos hoje significa que estamos avançando. Isso porque estamos construindo, por meio de uma gestão participativa, as soluções.”, expressou o coronel Sócrates.

Na ocasião, o vice-governador destacou futuros investimentos do Governo do Estado na Segurança Pública de Macaíba, citando, como exemplo, 6 milhões de reais para a instalação da futura sede do Batalhão de Cavalaria, na RN-160.

WhatsApp Image 2022 02 21 at 18.57.18
Vice-governador Antenor Roberto discursa – Foto: Divulgação/PMM

Denilson Gadelha, ao referir ao COISP, declarou que “Não é um trabalho fácil, mas nós temos lutado por isso e temos encontrado as pessoas certas. Junto ao Governo do Estado, junto ao Governo Federal, ao deputado estadual Kleber Rodrigues e ao deputado Federal João Maia. É um sonho que está se realizando. Parabéns!”.

O deputado Kleber Rodrigues, por sua vez, relembrou as diversas viagens que fez ao lado de Emídio Jr. e de João Maia para a Brasília em busca de recursos para viabilizar essa obra tão marcante para o município de Macaíba.
O vice-prefeito Netinho França destacou o empenho da gestão municipal na luta pela implantação do COISP:

“dois jovens batalhadores (se referindo ao prefeito Emídio e a si), com muita humildade e transparência demonstram que é possível investir na segurança na cidade, e é isso que estamos fazendo”.

Já o prefeito Emídio Jr. externou: “Será uma grande satisfação para nós, macaibenses, podermos ter aqui em nosso município um órgão dessa magnitude”, destacando que COISP poderá auxiliar não só as viaturas de Macaíba, mas de toda a região metropolitana.

Em seguida, o gestor municipal citou outros investimentos a serem feitos na área de Segurança Pública, como a criação da Guarda Municipal, a substituição gradativa das atuais lâmpadas de iluminação pública por lâmpadas do tipo LED e o estabelecimento do Fundo Municipal de Segurança Pública. “Teremos uma das mais modernas centrais de videomonitoramento do Brasil”, frisou.

WhatsApp Image 2022 02 21 at 18.57.18 1
Prefeito Emídio Jr. discursa no evento – Foto: Divulgação/PMM

Sobre o COISP

A futura central de videomonitoramento do COISP terá inicialmente cerca de 200 câmeras com visão de longo alcance e serão instaladas em locais estratégicos das zonas urbana e rural. Inclusive, haverá câmeras com tecnologia embarcada de identificação de placas de veículos, reconhecimento biométrico e notificação automatizada de infrações de trânsito.

Após uma ocorrência ser captada por uma das câmeras dessa central, o CIOSP/RN poderá ter o controle em tempo real e saber a identificação exata do dispositivo e o seu local de cobertura, mobilizando prontamente uma equipe de policiais que estiver mais próxima do fato, possibilitando uma pronta resposta para as ocorrências policiais.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.