BUSCAR
BUSCAR
Política
Prefeito Álvaro oficializa mudanças no secretariado e afaga PP de João Maia
Enquanto não anuncia quem vai apoiar no pleito de 2024, prefeito faz mudanças na gestão municipal e se aproxima do PP
Redação
22/11/2023 | 05:00

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), oficializou uma série de mudanças no primeiro escalão de seu secretariado no último fim de semana. As trocas envolvem as secretarias de Mulheres, a de Assistência Social e o Procon e foram oficializadas no sábado 18, quando foram publicadas no Diário Oficial (DOM).

Indicada pelo deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), a ex-secretária de Esporte Jódia Melo assumiu uma nova função na prefeitura: ela agora é secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul). Jódia havia sido exonerada da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) na semana passada. Ela abriu espaço para a nomeação do ex-deputado federal Rafael Motta (PSB).

Pelas redes sociais, Jódia agradeceu ao prefeito Álvaro Dias e comentou: “Como mulher, mãe e gestora tenho convicção de minha colaboração em uma política tão importante, necessária e conectada com as demandas do futuro, como a de Políticas Públicas para as Mulheres”.

Outra mudança promovida na administração municipal foi a nomeação da nova secretária-adjunta da Semul, que passa a ser Nina Salustino, mãe do ex-deputado federal e ex-ministro das Comunicações Fábio Faria. Nina deixou o cargo de secretária-adjunta de Esporte e Lazer. Ela é ex-esposa do deputado federal Robinson Faria (PL).

As mudanças promovidas pelo prefeito também incluem o nome de Caio Targino, que é cunhado do deputado federal João Maia (PP). Targino agora é diretor-adjunto do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon).

O cargo agora ocupado pelo diretor-adjunto antes tinha como titular Émerson Osório, irmão do vereador de Natal e presidente da Câmara Municipal, Eriko Jácome. Com a mudança, Émerson passou a ser secretário-adjunto de Esporte e Lazer.

Eriko Jácome atualmente está no MDB, mas já anunciou que migrará para o PP, presidido no RN pelo deputado federal João Maia. O presidente da CMN será o responsável pela configuração da nominata do PP que irá disputar as cadeiras de vereador de Natal no pleito do ano que vem.

Já Zezinha Medeiros foi exonerada da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), pasta da qual era titular. Ela agora é a nova secretária-adjunta do Trabalho e Assistência Social (Semtas).

As trocas acontecem cinco dias após a nomeação do ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) como titular da Secretaria de Esporte e Lazer de Natal (SEL). Rafael é pré-candidato a prefeito e um dos principais cotados para receber o apoio de Álvaro no pleito municipal do ano que vem. A portaria que oficializou a nomeação dele foi publicada na última segunda-feira 13.

Com as mudanças, o prefeito Álvaro Dias fortalece ainda mais o seu grupo político ao contemplar o PP de João Maia. Além de encontrar um espaço para o cunhado do deputado, o prefeito ainda manteve o irmão do presidente da Câmara de Natal, vereador Eriko, que tem o controle do PP de Natal, embora ainda esteja no MDB.

O afago ao PP mostra que João Maia está alinhado com o prefeito Álvaro Dias e que eles poderão caminhar juntos no mesmo palanque em 2024, quando o atual prefeito tentará emplacar algum aliado para assumir sua cadeira até 2028.

Álvaro estuda alguns nomes e tem sido pressionado por aliados a anunciar o nome que receberá seu apoio para as eleições municipais do ano que vem. O prefeito da capital, no entanto, evita adiantar o anúncio e deixará a decisão para o próximo ano. Ele alega que indicar um sucessor agora poderá atrapalhar sua administração e travar projetos importantes para a cidade.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.