BUSCAR
BUSCAR
Audiência
Prefeito Álvaro Dias participa de encontro com ministro da Saúde
Na reunião virtual, ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reiterou a intenção de ampliar a política de testagem para o novo coronavírus regiões de fronteira, a partir de pleito feito por prefeitos
Redação
16/06/2021 | 10:04

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou nesta segunda-feira, 14, com 38 prefeitos de cidades aeroportuárias, de uma audiência virtual com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com o objetivo de reforçar os protocolos de segurança nos aeroportos para evitar a disseminação de novas cepas de coronavírus no Brasil.

“Estamos atentos e somando esforços para combater a Covid 19 na cidade de Natal”, assegurou Álvaro Dias em suas redes sociais.

No encontro, o ministro Marcelo Queiroga reiterou a intenção de ampliar a política de testagem para o novo coronavírus em terminais e regiões de fronteira a partir de um pleito de prefeitos por protocolos mais rígidos em aeroportos e regiões de fronteira. E assegurou que a ideia é ampliar a testagem para níveis próximos aos existentes nos Estados Unidos e Reino Unido.

Queiroga, segundo o prefeito Álvaro Dias, disse já ter assegurado junto à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a compra de 14 milhões de testes de antígeno. Ele defendeu ainda a medida normativa que impõe a testagem de todas as pessoas que estejam nos aeroportos.
Segundo o prefeito Álvaro Dias, esse pedido já foi encaminhado para a Secretaria de Vigilância em Saúde e deve ser discutido em breve com prefeitos e governadores.

Um dos pontos pacificados no encontro foi sobre a necessidade do controle sanitário passar pela integração tecnológica entre os aeroportos nacionais e internacionais envolvidos no programa.

“Trata-se de uma medida fundamental associada à evolução das testagens”, comentou Álvaro Dias.

O prefeito de Natal lembrou, ainda, que há tempos o ministro Marcelo Queiroga defende a necessidade de maior testagem da população para a Covid-19. “Anteriormente, ele já havia mencionado a intenção de testar 20 milhões de brasileiros por mês”, lembrou.

A reunião virtual com o ministro Marcelo Queiroga faz parte da nova estratégia de combate à pandemia com o chamado teste de antígeno rápido, atingindo 1,8 milhão nas unidades básicas de saúde com foco em indivíduos que são assintomáticos.

“Enquanto isso, o plano é justamente trabalhar em portos, aeroportos, áreas de concentração da população, visando especialmente o combate à variante indiana do coronavírus, já identificada em estados brasileiros”, afirmou Álvaro Dias.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.