BUSCAR
BUSCAR
7 de Setembro
Potiguares participam de desfile cívico-militar em Natal
Cerca de 5 mil militares compareceram à cerimônia na Praça Cívica
Redação
08/09/2023 | 07:18

O desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência começou em Natal por volta das 8h30 desta quinta-feira 7. O desfile aconteceu nas imediações da Praça Cívica, em Petrópolis, na Zona Leste da capital potiguar.

Quatro escolas municipais, 18 escolas estaduais e particulares, e outras 7 instituições, somando 1.800 participantes, estiveram presentes no evento, além de mais de 5 mil militares. A governadora Fátima Bezerra (PT) e o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), compareceram.

Ao término do evento na Praça Cívica, na volta ao Quartel do Comando Geral, o comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, parabenizou a tropa pelo sucesso do desfile. Segundo Alarico, a governadora Fátima Bezerra não compareceu ao Comando Geral da PM para discursar devido a um atraso.

A Polícia Militar do RN reuniu um contingente de 558 militares estaduais que, às 6h no Quartel do Comando Geral da Corporação, já estavam prontos para a incorporação da Bandeira Nacional.

Militares desfilam nas imediações da Praça Cívica no feriado dos 201 anos da Independência do Brasil. Foto: José Aldenir/Agora RN
Militares desfilam nas imediações da Praça Cívica no desfile no feriado dos 201 anos da Independência do Brasil. Foto: José Aldenir/Agora RN

Lula tem 7 de Setembro com chefes de Poderes

O presidente Lula (PT) abriu na manhã desta quinta-feira 7, em Brasília, as celebrações do primeiro Dia da Independência de seu terceiro mandato com recados institucionais e políticos e um “climão” dentro do governo depois da reforma ministerial anunciada no dia anterior.

O petista esteve acompanhado na tribuna de honra dos chefes de outros Poderes —a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)—, após uma relação institucional tumultuada do Executivo sob Jair Bolsonaro (PL).

O evento também teve a figura do Zé Gotinha, mascote das campanhas de vacinação, em mais um contraponto ao ex-presidente, e repercussões sobre os sinais de insatisfação de aliados de Lula com as trocas ministeriais para ampliar os espaços do centrão no governo.

Também estiveram presentes no 7/9 o vice Geraldo Alckmin e Márcio França (PSB), um dos atingidos pela reforma ministerial. Ele deixou a pasta de Portos e Aeroportos, cedida para o Republicanos, para chefiar o novo Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

O slogan da cerimônia foi “democracia, soberania e união”. Em seu discurso em cadeia de rádio e televisão, na noite anterior ao 7 de Setembro, Lula disse que em oito meses seu governo recolocou o Brasil no rumo da democracia. E também fez uma sinalização para tentar romper a polarização política.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.