BUSCAR
BUSCAR
Relato
Potiguar Ivan Baron conta como foi participar da Parada do Orgulho LGBT+ em SP
Influenciador esteve presente na retomada da Parada
Redação
25/06/2022 | 07:00

Depois de dois anos sendo realizada virtualmente devido à pandemia da Covid-19, a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo voltou, em sua 26º edição, à Avenida Paulista no último dia 19, com o tema ‘Vote com Orgulho – Por uma Política que Representa’, em referência às eleições que serão realizadas em outubro.

O evento tem como objetivo reafirmar o compromisso de luta contra o preconceito e promover a união e a força da comunidade LGBT+. O tema desta edição reforçou a importância das políticas públicas em favor de uma sociedade mais justa e igualitária. Tudo isso, obrigatoriamente, passa pelo voto e pela democracia.

O potiguar Ivan Baron é influenciador e é destaque nas redes sociais por falar sobre inclusão. Com mais de 220 mil seguidores aliados no Instagram, o jovem aborda a luta anticapacitista de forma leve e direta, promovendo a representatividade. Ele foi a São Paulo para participar da Parada e compartilhou com a Cultue um relato sobre o que vivenciou por lá.

Confira:

Tenho boas lembranças da minha primeira vez em uma Parada LGBTIAPN+: foi em 2019 na capital potiguar e aconteceu de uma forma bem política, com o objetivo de reivindicar direitos e celebrar o orgulho da comunidade. Na época, eu estava recém chegado na militância, e participar de um ato como aquele me ajudou bastante a me entender e a como protagonizar aquele espaço.

Apesar de ser realizada em uma capital, eu senti que não recebeu a atenção que precisava, porque poderia ter mais patrocinadores da iniciativa privada e até mesmo do poder público para que a festa se tornasse mais colorida e acessível para todo mundo. Essa minha primeira experiência foi bem especial, logo depois veio a pandemia e não pudemos ir às ruas comemorar a diversidade.

Quase três anos depois, eu recebi o convite de uma das artistas que eu mais sou fã na música pop atual, Luísa Sonza, para estar em seu trio na maior Parada do Orgulho LGBT+, em São Paulo. Fiquei sem reação, nem roupa eu tinha para o evento, mas já que eu iria participar da edição tinha que fazer bonito e com uma produção a altura, brinco que foi tudo ‘Made in RN’ (feito no RN).

Minha amiga e estilista acariense, Iguia Telita, pensou em toda a concepção do look e da mensagem que eu queria passar, algo que fosse colorido/ energético, mas ao mesmo tempo nada caricato. Roupa ok, agora eu precisava dar um trato no cabelo, fazer algo diferente, e para isso eu contei com a arte capilar do artista El Pablesco, que literalmente conseguiu colocar na minha cabeça o que eu queria: ‘CHEGAR CHEGANDO!’.

Estar presente naquele lugar de grande visibilidade foi muito mais do que ser notado por gente influente, artistas famosos e o público. Eu sinto que foi e é necessário principalmente por eu ser uma Pessoa com Deficiência que, durante anos, nunca teve esse tipo de representatividade em lugares que enaltecem a pluralidade, já que sempre era algo muito seletivo que nos excluía.

Participar da 26ª edição da Parada foi ainda mais simbólico para mim porque representou a volta do evento, além do tema “Vote com Orgulho”. 2022 é muito decisivo quando falamos em política e eleições, não apenas para o cargo da Presidência como também para quem ocupará o Legislativo. Reforço a importância de pessoas LGBTIAPN+ votarem em pessoas da comunidade, em pessoas pretas, com deficiência, mulheres e em quem realmente esteja compromissado com a bandeira.

Sede: Rua dos Caicós, 2305-D, Nossa Sra. de Nazaré. Natal/RN | CEP: 59060-700
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.