Para vários setores da economia do Rio Grande do Norte, o Porto de Natal tem utilização muito aquém do potencial. Principalmente em virtude do fator geográfico, que coloca os terminais da capital potiguar na possibilidade de servir de ponte entre a América do Sul e a Europa. Nos últimos anos, entretanto, o local vive às sombras de outros grandes portos da região, como Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará.
No segmento de turismo, por exemplo, há evidências de que o terminal poderia receber mais cruzeiros. Segundo a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), de 24 de outubro de 2022 até esta sexta-feira, 17, apenas seis navios de turismo aportaram no terminal de passageiros. Média de uma embarcação a cada 65 dias, aproximadamente.
Média baixa de passageiros no Porto de Natal
Nestas seis embarcações, 3.289 pessoas chegaram ao estado pelo Porto de Natal, conforme informou a Codern; média de 548 pessoas a cada navio que atracou na cidade. De acordo com a Codern, o número de turistas foi afetado em virtude do porte das embarcações que chegam a Natal. “Os cruzeiros que atracam em Natal são de pequeno porte, como permitido pela Capitania dos Portos, levando em consideração o calado aéreo da Ponte Newton Navarro, bem como o calado do Rio Potengi”, disse.
A embarcação que mais recebeu passageiros chegou no dia 11 de março deste ano, com 1.175 passageiros, enquanto a que menos trouxe turistas foi a última, que atracou no dia 3 de novembro, com 264 pessoas à bordo. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o número ainda é reflexo do período da pandemia. “Importante ressaltar que os cruzeiros ainda estão em um processo de retomada pós-pandemia da Covid-19. O primeiro cruzeiro após a esse período nós recebemos em 24 de outubro de 2022”, comunicou por meio de nota.
Antes da retomada de viagens a Natal, a última embarcação aportou no principal porto do Rio Grande do Norte ainda no início de 2020, antes da declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde, que ocorreu no dia 11 de março de 2020. De lá para cá, 1.347 dias se passaram.
Em relação ao próximo verão que se aproxima e engloba o período de dezembro de 2023 a março de 2024, a Codern não mensura expectativas para a estação.
Mudança de sede da Codern
Para os próximos meses, aguarda-se uma transferência da Sede da Codern para um dos pavimentos do Terminal Marítimo de Passageiros. Segundo a Companhia, o objetivo é “ modernizar o ambiente de trabalho e ampliar a área de pátio operacional do Porto de Natal, com a demolição da sede atual, o que vai possibilitar novas cargas”.
Segundo a assessoria de comunicação da Codern, a mudança está em fase de projeto e tem valor estimado em R$ 2 milhões, fruto de uma emenda parlamentar de Jean Paul Prates, atual presidente da Petrobras.