BUSCAR
BUSCAR
Coluna Liege Barbalho
Por ser a capital, Natal deveria dar o exemplo no quesito transparência
Confira os destaques da coluna Liege Barbalho, publicada na edição desta sexta-feira, dia 19 de maio de 2017, do Agora Jornal
Liege Barbalho
20/05/2017 | 10:15

Por ser a capital, Natal deveria dar exemplo ao demais munícipios do RN. Mas, para nossa surpresa, é a quarta colocada no quesito de transparência. A Controladoria-Geral da União divulgou o resultado da 3ª edição da Escala Brasil Transparente. A metodologia avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Rio Grande do Norte ocupa a 11ª colocação com nota 9,72.

*** Das cidades analisadas em solo potiguar, Acari foi a que obteve o melhor resultado na pesquisa com a nota 9,02, seguida de Parnamirim, Jucurutu e depois Natal. Dentre as 27 capitais, a Cidade do Sol aparece na 22ª posição. Segundo os dados, nenhuma cidade do RN obteve a nota máxima na Escala Brasil Transparente.

Gastronomia
Teve início ontem a edição 2017 do Festival Brasil Sabor, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL. Com o tema “Original do Brasil”, os 17 restaurantes que participam da iniciativa buscam valorizar os produtos de cada região. Os espaços prepararam um prato especial para ocasião, vendido com um preço diferenciado durante o período, que se estenderá até o dia 11 de junho.

Campeonato
Cerca de 100 alunos do Ensino Médio de escolas particulares e da rede públicas de Natal participarão amanhã do II Campeonato Nassau de Basquete. Com entrada gratuita, o evento é promovido pela Maurício de Nassau e será realizado a partir das 09h, no ginásio da faculdade. As partidas reunirão oito equipes nas categorias masculina e feminina do sub 18 juvenil.

Villa Mix
Sucesso em todo país, o festival Villa Mix aporta na capital potiguar no dia 03 de junho. A festa, considerada uma maratona que reúne os maiores artistas nacionais do casting do sertanejo e do forró, acontecerá na Arena das Dunas. O line up inclui nomes de peso como Jorge e Mateus, Simone e Simaria, Matheus e Kauan, Israel Novaes, além dos estreantes, como a dupla sertaneja Pedro e Benício e o cantor revelação do forró, Jonas Esticado.

Restauração
Localizada no tradicional bairro do Alecrim, a Paróquia de São Pedro promoverá jantar beneficente no dia 9 de junho, às 19 horas, na Churrascaria Sal e Brasa. O objetivo do encontro é arrecadar fundos para a conclusão do teto da Igreja Matriz São Pedro, que está passando por completa restauração. O evento é coordenado pelo padre Francisco Motta. Os interessados em participar e colaborar com esta ação, podem obter mais informações através do telefone 3615-2816.

Autoteste
Uma boa notícia na área da saúde. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária acaba de registrar o primeiro autoteste para detectar o HIV, que será vendido em farmácia, como outros testes comuns. Tendo o nome comercial de Action, o produto será fabricado pela empresa Orangelife Comércio e Indústria. Segundo o fabricante, o resultado pode ser conhecido em até 20 minutos.

Dermatologia
A Liga Acadêmica de Pediatria juntamente coma Liga de Dermatologia, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estarão realizando hoje e amanhã o IV Simpósio de Dermatologia Pediátrica do RN. O evento contará com a participação de referências em dermatologia no Estado e abordará, de forma prática e interativa, os principais problemas cutâneos do paciente pediátrico, com a intenção de aprimorar as habilidades de estudantes e médicos para diagnóstico e conduta diante de cada situação.

*** As atividades do simpósio acontecem no auditório da Faculdade de Farmácia, no Hospital Universitário Onofre Lopes. A programação completa do evento está disponível na página www.facebook.com/SIDEPED/

Aniversários
Os parabéns da coluna hoje vão para a médica Zélia Medeiros de Paula, a senadora Fátima Bezerra, Cid Montenegro, Araken Farias, e os jornalistas Flamínio Oliveira e Madson Fernandes. *** Amanhã, tintim para Ana Lúcia Motta Azevedo, a estilista Juraci Lira, Gustavo Henrique Nunes e a querida Luciane Benfica. *** E no domingo, os vivas são para o empresário Jaime Teixeira, Hélio Santa Rosa, a jornalista Graciema Carneiro, a vereadora Nina Souza e Ana Carla Alves Wanderley,

Histeria
Um encontro inusitado entre o pai da psicanálise, Sigmund Freud, e o pintor surrealista Salvador Dalí. Essa é a trama da peça teatral “Histeria”. A comédia dirigida por Jô Soares e estrelada pelos atores Lorival Rizzo e Cássio Scapin, terá apresentação única, em Natal, no Teatro Riachuelo, no dia 30 de julho.

***Com produção assinada por Rodrigo Velloni, a peça também conta com os atores Erica Montanheiro e Milton Levy. Escrita em 1993, a comédia do britânico Terry Johnson ganhou direção de John Malkovich e foi aclamada pela Europa. Em Paris, a montagem chamou a atenção de Jô, que traduziu o texto e dirige a versão brasileira.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.