BUSCAR
BUSCAR
Televisão
Por que a Globo “cansou” do Cartolouco e resolveu demitir o jornalista?
Lucas Strabko estava de férias até esta semana, algo que estava previamente combinado. Ao chegar na emissora, foi comunicado da decisão de sua saída
Uol
14/04/2020 | 10:38

Contratado da Globo desde 2015, quando era apenas um estagiário, o jornalista Lucas Strabko, o Cartolouco, saiu da emissora após cinco anos depois da relação com a Globo se desgastar bastante. Apenas no primeiro trimestre deste ano, o jornalista se envolveu em dois novos fatos que deixaram sua situação insustentável.

Segundo apurou o UOL Esporte, Cartolouco tinha “carta branca” para fazer as reportagens que quisesse, do jeito que desejasse. Mesmo criticado nas redes sociais por uma parte do público, que não gostava de seu estilo, suas reportagens elevavam a audiência quando entravam no ar na grade esportiva.

O grande problema foram as séries de problemas que Strabko teve durante sua passagem na TV. Em 2018, ele foi suspenso e retirado de um painel do Esporte da Globo na CCXP após aparecer em um vídeo em que dizia que o “Fortaleza era pequenininho”, durante a partida entre Ceará e Vasco, válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Depois de um período mais controlado, outros dois problemas recentes ocorreram. Em fevereiro, pegou mal uma guerra de álcool gel entre ele e um colega de redação na Globo de São Paulo, flagrada durante uma entrada ao vivo da jornalista Fabíola Andrade no SporTV.

Por causa do fato, Cartolouco teve abreviada sua temporada no Globo Esporte São Paulo, onde estava emplacando matérias diariamente desde outubro de 2019. Strabko então voltou para o Rio de Janeiro, e os planos da emissora de fixa-lo na capital paulista acabaram caindo por terra.

Por fim, no mês passado, Cartolouco postou uma foto onde satirizava o desafio do papel higiênico, que viralizou nas redes sociais entre atletas de todo o mundo com a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19 no mês passado.

Na imagem, Cartolouco aparecia seminu, sentado em uma privada, se limpando com o papel higiênico [no desafio original, atletas demonstram habilidade fazendo embaixadinhas com rolos de papel higiênico]. Poucas horas depois, a postagem foi excluída. O UOL Esporte apurou, na ocasião, que a foto saiu do ar por causa de uma reclamação formal de um chefe na Globo.

Cartolouco estava de férias até esta semana, algo que estava previamente combinado. Ao chegar na emissora, foi comunicado da decisão de sua saída. Neste caso em particular, a Globo quebrou até uma determinação que vinha do Conselho Administrativo, de não dispensar nenhum profissional durante a pandemia da Covid-19.

Os chefes do Esporte da Globo argumentaram, todavia, que a decisão de saída de Cartolouco já havia sido tomada antes da pandemia e da determinação do Conselho, e que só foi anunciada justamente por causa das férias do jornalista. Outro fator que pesou é que Strabko já vinha sendo avisado nos últimos meses que suas polêmicas estavam prejudicando sua continuidade na emissora.

Um fato que comprova que a saída de Cartolouco da Globo não foi amistosa é a brevíssima nota da emissora sobre a saída. “Lucas Strabko, o Cartolouco, não faz mais parte da equipe do Esporte da Globo”.

A reportagem procurou Lucas Strabko, que apenas confirmou a demissão rapidamente.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.