BUSCAR
BUSCAR
Trânsito

Ponte de Igapó não é interditada e segue com trânsito normal

Início do bloqueio sofreu atraso por causa da instalação da sinalização na Ponte de Igapó, em Natal
Redação
12/09/2023 | 08:43

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não cumpriu o cronograma que ele próprio anunciou, e a Ponte de Igapó, em Natal, não foi interditada nesta segunda-feira 11, como havia sido anunciado. Ao longo de todo o dia, motoristas evitaram passar pelo local, por causa do anúncio que havia sido feito, mas o trânsito ficou livre nos dois sentidos. A interdição pode ocorrer ainda nesta terça-feira 12.

Ao AGORA RN, o DNIT disse ao longo do dia de ontem que a interdição do sentido Zona Norte/Centro de Natal estava confirmada, mas que o início do bloqueio poderia sofrer atraso por causa da instalação da sinalização.

Ponte de Igapó. Foto: José Aldenir/Agora RN
Ponte de Igapó com trânsito normal ontem, apesar do aviso de interdição. Foto: José Aldenir/Agora RN

A assessoria do órgão informou que os agentes estão se mobilizando na interdição, com a implantação dos equipamentos de segurança, como cones e placas. O DNIT declarou que, quando todos os equipamentos de segurança forem instalados, a ponte será interditada – o que não tem hora exata para acontecer.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) reclamou do vaivém do DNIT. Em nota emitida no início da noite desta segunda-feira, a pasta afirmou que, até aquele horário, ainda não havia sido notificada oficialmente da interdição e que soube da notícia do bloqueio pela imprensa na última sexta-feira.

“A STTU informa que a ponte Costa e Silva, conhecida como ponte de Igapó, está sob a responsabilidade do DNIT e fiscalização PRF, e continuaremos a prestar apoio nas interdições das obras da avenida Felizardo Moura. Qualquer nova interdição dentro de nossa jurisdição será comunicada previamente à população. A secretaria também destaca que até o momento não recebeu qualquer notificação por parte do DNIT sobre a interdição da ponte Costa e Silva (Igapó)”, disse a STTU.

Manutenção da Ponte de Igapó

De acordo com o órgão, a interdição é necessária para realizar obras de manutenção na ponte. Enquanto os serviços acontecerem, o outro lado será usado como mão dupla. “O DNIT ressalta que o trecho estará sinalizado com placas, cones e outros dispositivos de sinalização, alertando para a interdição”, afirma o órgão, em nota.

Segundo o DNIT, a interdição é necessária para realizar obras de manutenção na ponte. Enquanto os serviços acontecerem, o outro lado será usado como mão dupla. “O DNIT ressalta que o trecho estará sinalizado com placas, cones e outros dispositivos de sinalização, alertando para a interdição”, afirma o órgão, em nota.

A interdição não tem relação com a obra de requalificação da Avenida Felizardo Moura, que é executada pela Prefeitura do Natal e está com cronograma adiantado.

Em março, a Ponte de Igapó foi alvo de um ataque criminoso. Na ocasião, uma bomba de pólvora prensada foi detonada em uma das estruturas da ponte. Segundo o DNIT e o Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep), o bombardeio não comprometeu a estrutura da ponte. Os órgãos disseram que a manutenção já era necessária no local antes da explosão.

Contudo, agentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) chegaram a outra conclusão. De acordo com os técnicos, a detonação da bomba caseira causou danos à ponte e poderia ter provocado o desabamento de parte da estrutura, caso o trecho atingido não estivesse interditado em função das obras de requalificação da Avenida Felizardo Moura.

Ponte de Igapó não é interditada e segue com trânsito normal. Foto: José Aldenir/Agora RN
Ponte de Igapó não é interditada e segue com trânsito normal. Foto: José Aldenir/Agora RN

Professores decidem manter greve nas UFs após nova negociação
A paralisação já dura dois meses e alcança 61 instituições
15/06/2024 às 09:44
Lula defende taxação dos super-ricos e combate à fome na OIT
Presidente participa na Suíça de evento sobre Justiça Social
13/06/2024 às 15:53
Lulu Santos é internado em hospital após passar mal e shows são cancelados
Cantor foi internado e ficará em observação por dois dias
08/06/2024 às 18:13
STF marca para dia 12 julgamento sobre correção do FGTS
Discussão foi interrompida em novembro do ano passado
03/06/2024 às 12:14
Governo Central tem superávit primário de R$ 11,1 bilhões em abril
Resultado fica abaixo da expectativa de especialistas
28/05/2024 às 14:46
IBGE: calamidade prejudica coleta de preços para cálculo da inflação
Instituto precisou imputar preços de hortaliças e verduras
28/05/2024 às 12:12
Renegociação do Desenrola Fies termina na próxima sexta-feira
Até o dia 15, haviam sido renegociados mais de R$ 12,92 bilhões
27/05/2024 às 16:07
Nível do Guaíba em Porto Alegre volta a ficar abaixo dos 4 metros
Defesa Civil municipal alerta para risco de mais chuvas
27/05/2024 às 15:23
Auxílio Reconstrução: famílias devem confirmar dados a partir de hoje
Até o momento, estão contemplados com o auxílio 369 municípios gaúchos
27/05/2024 às 13:27
Magda Chambriard toma posse como presidente da Petrobras
Ela assumiu logo após ser eleita pelo Conselho de Administração
24/05/2024 às 12:12