BUSCAR
BUSCAR
Investigação
Polícias fazem operação no RN e em outros 18 estados contra rede mundial de pedofilia
Investigação identificou mais de 86 mil denúncias e crescimento durante a pandemia
CNN Brasil
18/05/2021 | 08:40

As Policiais Civis de 19 estados realizam nesta terça-feira 18 uma operação para cumprir 68 mandados de busca e apreensão contra pedofilia. As investigações duraram mais de um ano e identificaram uma rede mundial de computadores em que diversos grupos trocavam fotos e vídeos com imagens estarrecedoras de crianças. Um alvo foi identificado no Rio Grande do Norte.

“É uma das maiores investigações contra a pedofilia”, disse o delegado Adriano França que chefia a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima do Rio de Janeiro. O trabalho aconteceu após uma análise dos dados até o ano de 2019 do Disque 100 indicando que mais de 86 mil denúncias foram registradas, sendo 17 mil de abusos sexuais.

De acordo com a Polícia Civil do RJ, levando-se em conta o número de subnotificações e o silêncio das vítimas, o número de denúncias é bem maior. Outro dado preocupante se dá em decorrência da pandemia do coronavírus, momento em que a polícia percebeu uma curva crescente de casos.

O objetivo da operação nacional é desbaratar este grupo e que todos respondam criminalmente.

“É dever moral denunciar qualquer tipo de violação dos direitos humanos, em especial, quando as vítimas são crianças e adolescentes, em razão da vulnerabilidade destes seres em formação”, explicou França.

A investigação que resultou na operação nacional contou com o intercâmbio entre as polícias civis dos demais estados, dentre eles, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. A Operação no RJ conta com a participação da força-tarefa de peritos criminais de informática para a análise do conteúdo dos objetos apreendidos. Ao final da operação as polícias fecharão um balanço nacional.

Seguem os números de alvos identificados, por estados, no decorrer da “Operação Lótus”:

Bahia – 5
Ceará – 3
Distrito Federal – 1
Espírito Santo – 3
Goiás – 5
Maranhão – 1
Minas Gerais – 6
Mato Grosso – 2
Pará – 4
Pernambuco – 2
Piauí – 1
Paraná – 1
Rio de Janeiro – 9
Rio Grande do Norte – 1
Rondônia – 1
Rio Grande do Sul – 6
Santa Catarina – 1
Sergipe – 1
São Paulo – 15

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.