14/02/2023 | 07:56
Policiais penais do Rio Grande do Norte fizeram nesta segunda-feira 13 um protesto em frente à Governadoria para cobrar o pagamento de diárias operacionais que estão atrasadas. A categoria reclama que não recebeu até agora as diárias de dezembro de 2022, que deveriam ser quitadas dentro do mês trabalhado.
Durante o protesto, o secretário de Planejamento e Finanças do Governo do Estado, Aldemir Freire conversou com a categoria. Presidente do Sindicato dos Policiais Penais (Sindppen), Vilma Batista foi recebida, ainda, pela secretária de Gestão de Projetos e Metas, Virgínia Ferreira, e pelo secretário de Administração Penitenciária, Helton Edi. Nenhuma previsão concreta para pagamento foi apresentada, contudo, segundo o Sindippen.
“Até o momento, não houve nenhuma resposta e foi agendada apenas uma reunião para o dia 15 de fevereiro. Vamos juntos cobrar do Governo do RN o pagamento de um direito, já que os policiais penais trabalharam, em seu horário de folga, fazendo um sacrifício pelo Estado, mas até agora não receberam”, afirma a sindicalista.
A presidente do Sindppen-RN lembra que a lei estabelece o pagamento até o dia 10 de cada mês, mas o Governo não tem cumprido nem dado um calendário definido. “O Carnaval está chegando e a preocupação com a segurança nas unidades aumenta. Se as diárias operacionais não forem pagas, infelizmente o reforço no efetivo será comprometido”, finaliza.
Ao final do protesto, os policiais penais deliberaram que, caso não haja pagamento até sexta-feira, não haverá diárias operacionais no Carnaval.