BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Artigo: A Petrobras sob o PT e um famoso ditado popular, por Alexandre Macedo
Em linhas gerais, a mudança no estatuto abre brecha para que políticos possam assumir cargos na alta administração da estatal
Alexandre Macedo
27/10/2023 | 06:37

A jornalista Malu Gaspar, colunista de O Globo, publicou uma matéria muito interessante nesta quinta-feira 26. A sociedade precisa ficar de olho sobre o que a jornalista retrata no texto.

Ela traz detalhes sobre uma mudança no estatuto aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras. A divulgação sobre o fato causou tumulto no mercado no início desta semana.

Em linhas gerais, a mudança no estatuto abre brecha para que políticos possam assumir cargos na alta administração da estatal. Um prato cheio para políticos que hoje são ministros, secretários, líderes sindicais ou parentes e indicados de políticos.

Isso ocorre, vale lembrar, pouco tempo depois da Lava Jato, que revelou um imenso esquema de corrupção na empresa. Foram mais de R$ 6 bilhões recuperados durante as investigações. A corrupção marcou definitivamente a história do PT nos governos.

Cumprindo o terceiro mandato, todos conquistados democraticamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma oportunidade ímpar de tentar fazer com aquela imagem de corrupção seja limpa, de pagar a imagem de alguém que deixou a bandalheira tomar conta da Petrobras e outros órgãos.

“Tem muita gente com olhos nocivos sobre a Petrobras. Por que há tanto interesse nela?”

Mas isso fica difícil quando se permite que aliados, de alguma forma, deixem a Petrobras vulnerá- vel novamente. A mudança de estatuto está baseada em uma simples decisão monocrática do ex-ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Quando ainda estava no cargo, o ministro atendeu a um pedido do PcdoB – aliado do PT – e ignorou trecho da Lei das Estatais que proíbe a entrada de políticos nas empresas públicas.

A sociedade precisa ficar de olho. Tem muita gente com olhos nocivos sobre a Petrobras. Por que tanto interesse nela? Por que tanta vontade de controlar a Petrobras? Dá para desconfiar. É uma das maiores empresas do mundo.

Vale lembrar que quase quebraram a Petrobras, deixaram os cacos.

Todo esforço feito para recuperar a empresa pode ser jogado fora. O Congresso aprovou uma Lei das Estatais que blinda as empresas do mal uso político. E agora lá vem o PT mexer nisso. E ainda com a conversa mole de que, se a Lei das Estatais continuar assim, a empresa vai se adequar. Conversa para boi dormir.

O fato é que, em resumo, o PT dá cada vez mais sinais de que ignora o ditado “gato escaldado tem medo de água frita”. Se o PT não tem, que a sociedade tenha.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.