As ações da Petrobras desabaram 5,73% nesta quarta-feira 15, num tombo que representou perda de R$ 34,67 bilhões no valor de mercado da companhia, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter demitido o executivo-chefe da petroleira, Jean Paul Prates.
O mau desempenho da companhia também impactou a Bolsa brasileira, que fechou com recuo de 0,38%, aos 128.027 pontos, mesmo em dia de otimismo no exterior, com índices americanos batendo recorde. A Petrobras é uma das empresas de maior peso no Ibovespa.
A demissão de Prates ofuscou os aguardados dados da inflação ao consumidor dos Estados Unidos, que vieram abaixo do esperado e reforçaram apostas de corte de juros em setembro pelo Fed (banco central americano).
Para o posto de Prates, Lula indicou a engenheira Magda Chambriard, que comandou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) no governo Dilma Rousseff (PT).
A troca de comando foi vista com preocupação por economistas, que temem interferência política na estatal.
Com Chambriard, a Petrobras terá o sexto presidente em três anos —um mau sinal para a petroleira.
REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
No dia seguinte ao anúncio da saída de Jean Paul, o Conselho de Administração aprovou o encerramento antecipado do mandato do agora ex-presidente. Além disso, destituiu de seus cargos o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Sergio Caetano Leite, e o gerente executivo de Relações Institucionais, João Paulo Madruga.
Foi nomeada presidente interina a diretora-executiva de Assuntos Corporativos Clarice Coppetti. Para a vaga de direção, foi nomeado o atual Gerente Executivo de Finanças, Sr. Carlos Alberto Rechelo Neto.
O processo para que Magda assuma definitivamente a empresa deve levar até 60 dias. Daí a necessidade de nomear um presidente interino.
A presidente interina Clarice Coppetti é a única diretora da companhia que foi nomeada diretamente por indicação de Lula. Quando o petista cumpria pena pela condenação na Lava-Jato, Clarice foi a representante do movimento “Lula Livre” na Itália e articulou o apoio de juristas e personalidades do país europeu à campanha pela soltura do petista.
Na diretoria da Petrobras, Clarice recebe um salário de R$ 130 mil, mais bônus.
Petistas do RN homenageiam Jean após demissão
Vice-presidente do PT no Rio Grande do Norte, o vereador de Natal Daniel Valença lamentou a saída de Jean da Petrobras. “Jean foi fundamental para que a estatal permanecesse no RN e estava recuperando a companhia, com forte apoio da base petroleira. Esperamos que a próxima presidenta, Magda, dê continuidade ao legado positivo de Prates e atenda à necessidade de recompor as bases industriais do País, mediante ativação da indústria naval nacional e recomposição dos parques de refino públicos”, falou.
A deputada federal Natália Bonavides (PT), pré-candidata a prefeita de Natal, também agradeceu a Jean Paul pelo tempo à frente da Petrobras e pelo trabalho realizado na companhia. “Sua importante atuação nas ações de transição energética colocou o RN no centro desse debate. Jean reabriu a sede da estatal no nosso estado com foco na sustentabilidade, energias renováveis e integração energética. Foi uma gestão que contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso país”, afirmou.