BUSCAR
BUSCAR
Relatório
Pesquisadores dizem que Carnatal não causou aumento no número de casos de Covid
Segundo o estudo, 10 dias após o início do Carnatal, os dados epidemiológicos e assistenciais do RN relacionados à Covid-19 se mantiveram estáveis e em tendência de queda
Redação
21/12/2021 | 11:03

Pesquisadores potiguares emitiram um relatório sobre os impactos da realização do Carnatal no Rio Grande do Norte em relação à Covid-19. O levantamento preliminar, publicado através do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, indica que a maior micareta do país “não teve impacto negativo sobre a rede assistencial do estado”. A festa foi realizada de 9 a 12 de dezembro na Arena das Dunas, na Zona Sul da capital potiguar.

Segundo o estudo, 10 dias após o início do Carnatal, os dados epidemiológicos e assistenciais do RN relacionados à Covid-19 se mantiveram estáveis e em tendência de queda. Neste contexto, e ainda de forma preliminar, não se observou impacto negativo do Carnatal sobre a rede assistencial do estado. Até o momento, não há registro de aumento dos casos e nem de internações por Covid-19, portanto, mantém-se o mesmo comportamento observado no final do mês de novembro e início do mês de dezembro de 2021 (antes do Carnatal).

Vale ressaltar ainda que, em 2020, durante a última semana do processo eleitoral, os indicadores já apontavam um possível descontrole da transmissibilidade (Rt). Deste modo, caso houvesse aumento significativo do adoecimento por Covid-19 devido ao Carnatal, e pela experiência anterior na análise desses dados, a essa altura os sinais de aumento já estariam se manifestando. “Todavia, ainda é necessário ter cautela e continuar o monitoramento, antes de ter uma análise mais conclusiva sobre esse ponto”, diz o relatório.

No relatório, os pesquisadores alertam ainda sobre a necessidade da vacinação contra a Influenza. “É importante que o RN promova o engajamento da população com o objetivo de minimizar os efeitos da Influenza no estado”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.