Um peixe-boi que encalhou no Rio Grande do Norte em 2017 será solto de volta à natureza na próxima quinta-feira, dia 14.
O resgate e a soltura estão sendo realizados pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia Potiguar (PMP-BP), liderado pela Petrobras, em parceria com o Projeto Cetáceos da Costa Branca – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN) e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte – FUNCITERN.
O peixe-boi-marinho, nomeado de Zé Grande, foi encontrado encalhado na Praia de Pedra Grande, no município de Porto do Mangue/RN, com poucos dias de vida. Após o resgate, Zé foi levado para o Centro de Reabilitação de Fauna Marinha em Areia Branca-RN, onde recebeu cuidados veterinários, incluindo exames e manejo para garantir sua saúde.
Para promover a socialização, Zé Grande compartilhou o mesmo espaço com outro peixe-boi chamado Gabriel, durante o período de reabilitação, translocação e aclimatação. Em 29 de abril de 2022, Zé foi transferido para o Recinto de Aclimatação situado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT), em Macau/RN.
Atualmente, Zé, com 6 anos de idade, pesa 340 kg e tem 2,6 metros de comprimento. Após o processo de aclimatação, será solto em seu ambiente natural, equipado com um dispositivo de rastreamento remoto via sinal VHF e satelital. Esse rastreador, muitas vezes, chama a atenção da população e pescadores, que podem tentar removê-lo do animal.
A soltura do peixe-boi Zé Grande está agendada para 14 de dezembro de 2023, às 11:30h, no Recinto de Aclimatação de Peixes-bois-marinhos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão. O PCCB-UERN realizará um evento cultural para receber a comunidade local, representantes de órgãos públicos e instituições parceiras envolvidas na conservação do peixe-boi-marinho no Brasil. O evento começará às 9h no Centro Ama-Goa de Cultura e Meio Ambiente, onde a soltura será transmitida ao vivo.
Essa será a terceira soltura de peixe-boi-marinho realizada pelo PCCB-UERN, consolidando a costa do Rio Grande do Norte como uma área importante para a conservação desses animais a nível nacional. Em caso de encalhe ou avistagem de peixes-bois-marinhos com equipamentos de radiotelemetria, orienta-se que não toquem no animal, não retirem o equipamento, não forneçam água ou alimento, mantenham embarcações a uma distância de 100m e entrem em contato com o PCCB-UERN pelos números de contato específicos para Natal e região, e Areia Branca e região.