BUSCAR
BUSCAR
Declaração

Paulinho Freire critica Governo do Estado após ato no Idema: “Não houve invasão, PT está querendo inverter”

Pré-candidato à Prefeitura do Natal disse que ato a favor da engorda de Ponta Negra foi pacífico
Redação
09/07/2024 | 11:48

Pré-candidato à Prefeitura do Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) afirmou que o movimento realizado em frente à sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) nesta segunda-feira 8 foi pacífico. “O segurança abriu o portão, e as pessoas entraram. Não houve invasão, não houve depredação no Idema”, disse ele, em entrevista ao AGORA RN.

Na manhã de segunda 8, manifestantes se reuniram em frente à sede do Idema para cobrar a liberação da licença necessária para a obra de engorda de Ponta Negra, tocada pela Prefeitura do Natal.

paulinho freire Foto: José Aldenir / Agora RN
"O segurança abriu o portão, e as pessoas entraram. Não houve invasão, não houve depredação no Idema", disse Paulinho Freire. Foto: José Aldenir / Agora RN / Arquivo

O atual prefeito da cidade, Álvaro Dias (Republicanos), esteve presente no ato ao lado de Paulinho Freire e Joanna Guerra, pré-candidata a vice prefeita. Deputados estaduais e vereadores que apoiam a execução da engorda também estiveram presentes, assim como o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente (Semurb), Thiago Mesquita.

“As pessoas foram pedir para que o Idema apressasse a licença, porque Natal não pode perder essa obra, principalmente em prol da preservação do Morro do Careca. Precisamos de urgência, claro que respeitando o trâmite legal”, apontou Paulinho Freire.

Segundo o pré-candidato, não houve invasão ao prédio do Idema. “Participei de uma negociação para que a gente possa ter a licença da engorda. Não houve invasão alguma, inclusive sou contra, seja invasão de propriedades privadas seja de patrimônio público – diferente do PT, que sempre usou a invasão como forma de pressão”.

Paulinho Freire teceu críticas ao PT e ao Governo do Estado. “Eles estão querendo inverter. Só que quando eles fazem, é ato democrático. Quando os outros fazem, é invasão e contra a democracia”, condenou.

Paulinho invasão
Paulinho Freire participou de ato em frente à sede do Idema. Foto: Reprodução/Redes sociais

Bolsista do Idema agrediu primeiro, diz Paulinho

Houve confusão durante a ocupação do prédio do Idema. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram o momento em que um bolsista do órgão é agredido. Porém, de acordo com Paulinho Freire, o bolsista teria agredido uma mulher antes do momento registrado pelas câmeras.

“Uma mulher foi agredida por um funcionário do Idema e militante do PT. O bolsista agrediu a mulher e, depois disso, o pessoal foi para cima dele”, relatou Paulinho Freire.

Logo após o ato, o secretário chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, disse que o Governo do Estado vai registrar boletim de ocorrência policial para identificar autores e responsabilizá-los.

Ato serviu para que houvesse entendimento

Paulinho Freire afirmou ainda que o ato na manhã de segunda 8 serviu para que houvesse uma reunião entre as partes responsáveis pela obra da engorda. “Foi um movimento pacífico, que terminou em uma ótima conversa entre o Idema e a Prefeitura do Natal para celeridade acerca dos quesitos que ainda estavam faltando”.

De acordo com Paulinho Freire, o ato serviu para que houvesse uma reunião. “A Federação das Indústrias do RN (FIERN) participou da reunião, junto à Prefeitura e Idema, os dois lados desarmados querendo resolver o problema. O Idema demonstrou que é a favor da engorda, eles querem apenas ter segurança jurídica para liberar a licença”.

“A engorda já aconteceu em várias cidades brasileiras e que só trouxe benefícios. A obra terá uma importância enorme para a economia e para a geração de renda. Daremos outra cara para a orla de Natal, estamos precisando fomentar o turismo, já que a cidade não tem grandes indústrias. Através da engorda, Natal passará por uma transformação”, frisou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Comunidade Cavaco Chinês, na Zona Norte de Natal, continua alagada; veja situação
Cerca de cem famílias estão sendo afetadas pelo problema que já dura um mês
12/07/2024 às 18:04
Idoso é preso em Natal por ameaçar jogar café quente em rosto de companheira
Caso ocorreu em uma cafeteria situada no bairro Cidade Alta, na Região Leste de Natal
12/07/2024 às 14:54
PM recupera carga roubada dos Correios e prende dupla na Zona Oeste de Natal
No veículo, foi encontrado um revólver calibre 32, além das mercadorias dos correios
12/07/2024 às 10:47
Elephant Coworking inaugura sede em Natal com espaço colaborativo e inovador
Chamada de Elephant Natal by Liiv, a sede já está em funcionamento na Liiv Hub
12/07/2024 às 09:52
Obras da Av. Xavantes e na lagoa de captação de Satélite começam na segunda 14
Prefeito Álvaro Dias discursou que essas obras ocorrem para que a cidade se modernize e que Natal siga caminhando para a frente
12/07/2024 às 08:26
Paulinho alfineta Mineiro: ‘Ninguém defecou na mesa do diretor do Idema’
Deputado comentou sobre manifestação da qual participou na última segunda-feira na porta do Idema, em Natal
12/07/2024 às 08:07
Chuva deixa trânsito lento em Natal na manhã desta sexta
Chuvas causam lentidão no trânsito próximo ao Pórtico dos Reis Magos
12/07/2024 às 07:37
Ubaldo provoca audiência para tentar solucionar alagamentos na comunidade Cavaco Chinês
MPRN sediou audiência para discutir os recorrentes problemas de alagamento na comunidade Cavaco Chinês, localizada no conjunto Santa Cecília
11/07/2024 às 15:34
Filhotes de gato abandonados são resgatados após denúncias de envenenamento em Natal
No local, os policiais civis realizaram uma vistoria, mas não encontraram os suspeitos.
11/07/2024 às 13:51
MIDR cobra documentos da Prefeitura de Natal para avançar nas obras de engorda
Foram solicitadas a correção de documentos, atualização de relatórios de progresso, revisão de metas de fiscalização e execução de programas ambientais
11/07/2024 às 12:45