BUSCAR
BUSCAR
Paulinho Freire é favorito para seguir na presidência da Câmara de Natal

26/11/2020 | 07:52

O vereador reeleito Paulinho Freire (PDT) deverá continuar na presidência da Câmara Municipal de Natal no próximo biênio (2021-2022).

O pedetista, que assumiu o cargo de presidente da Casa em 2018, tem apoio atualmente da maioria dos vereadores eleitos e reeleitos, inclusive com bom trânsito na bancada de oposição ao prefeito reeleito Álvaro Dias (PSDB), do qual é aliado.

Os 29 vereadores que vão compor a próxima legislatura da Câmara Municipal de Natal tomarão posse em 1º de janeiro de 2021. No mesmo dia, logo após a cerimônia de posse, será eleita a Mesa Diretora para os dois próximos anos.

Paulinho Freire é favorito para continuar no cargo porque, até agora, não apareceram possíveis adversários. A maioria dos vereadores eleitos ou reeleitos já manifesta apoio à recondução dele ao cargo.

O novo mandato de presidente não é considerado uma reeleição, pois trata-se de nova legislatura. O Regimento Interno só proíbe reeleição dentro da mesma legislatura. Isto é, caso seja reconduzido ao cargo, Paulinho Freire terá obrigatoriamente de transferir a presidência para outro colega em 2023.

A mudança que pode haver no próximo mandato de Paulinho Freire como presidente, caso ele realmente seja reconduzido ao cargo, é uma alteração na composição da Mesa Diretora. São sete vereadores que prestam auxílio ao presidente. Isso, contudo, só deve ser definido mais perto do dia 1º de janeiro.

Atual 1ª vice-presidente da Casa, a vereadora reeleita Nina Souza (PDT) afirma que o seu partido está fechado com a eleição de Paulinho Freire para o biênio 2021-2022. Na próxima legislatura, o PDT terá a maior bancada da Câmara, com 5 parlamentares.

“Ele fez uma grande gestão. Com ele na presidência, a Câmara voltou a ter credibilidade. Fez uma gestão proba, transparente, muito alinhada com a sociedade. A gente não tem como votar contra. Queremos que alguém com a credibilidade e a maturidade dele continue à frente da Câmara Municipal de Natal”, enalteceu a vereadora.

Líder do prefeito Álvaro Dias na Casa, o vereador reeleito Kleber Fernandes (PSDB) também manifesta apoio à recondução de Paulinho Freire na chefia do Poder Legislativo Municipal. “Acredito que a eleição dele está consolidada”, destaca o parlamentar.

Também reeleito, Klaus Araújo (Solidariedade) disse que tem o posicionamento definido para a eleição da Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Casa no próximo biênio. “Voto em Paulinho”, declarou o vereador. Ele antecipou, contudo, que será candidato a presidente no próximo biênio.

Um dos vereadores novatos, o eleito Hermes Câmara (PTB) também manifestou apoio à eleição de Paulinho Freire para a presidência da Casa na primeira metade da legislatura que vem. O partido dele – o PTB – terá a segunda maior bancada da Casa, com três parlamentares.

Presidente da Casa tem bom trânsito também na oposição

Na oposição, os vereadores hesitam em declarar apoio a Paulinho Freire. Ao Agora RN, parlamentares disseram que ainda farão uma reunião – provavelmente nesta quinta-feira 26 – para fechar questão sobre o tema. No encontro, será definido se o grupo apoiará Paulinho Freire ou se lançará uma chapa alternativa para a disputa.

A vereadora reeleita Divaneide Basílio (PT), 2ª mais votada do pleito de 15 de novembro, pontua que está se reunindo com vereadores de oposição a Álvaro Dias na tentativa de fechar uma posição consensuada. A ideia é que o grupo vá coeso para a eleição da presidência da Casa.

Nos últimos dias, a petista tem sido cotada para assumir um dos postos da Mesa Diretora na próxima legislatura, em apoio a Paulinho Freire, mas oficialmente ela não admite qualquer articulação nesse sentido.

No grupo da oposição, especialmente entre os vereadores reeleitos, existe o entendimento de que Paulinho tem a postura de um presidente “conciliador” e “contemporizador”, que tem bom trânsito e boa relação com todos os colegas parlamentares da Casa. Com isso, a tendência é de apoio à recondução dele ao cargo.

O vereador eleito Roberio Paulino (PSOL) foi o único ouvido pelo Agora RN que descartou a possibilidade de votar em Paulinho Freire para continuar como presidente da Casa. Ele justificou que o atual chefe do Legislativo tem ligações com o prefeito Álvaro Dias, ao qual pretende fazer oposição na Câmara Municipal. Roberio defendeu, porém, que toda a bancada de oposição feche o mesmo entendimento para que o grupo vá coeso para a votação.

Gestão atual foi marcada por corte de gastos

Como presidente da Câmara Municipal entre 2018 e 2019, Paulinho Freire se notabilizou pelo corte de gastos e pelo maior controle do orçamento do Legislativo Municipal. O vereador e presidente da Casa determinou a diminuição de várias despesas, o que contribuiu para a melhor organização das finanças da Casa.

A partir do processo de enxugamento, houve redução do quadro de cargos comissionados e de despesas com gratificações; corte de despesas com viagens, diárias e carros alugados; diminuição das verbas de gabinetes; e introdução de ponto eletrônico para os cargos comissionados, entre várias outras medidas de contenção de gastos.

Essa redução da estrutura do Legislativo permitiu que a Câmara economizasse recursos, o que possibilitou a devolução para o Executivo de aproximadamente R$ 7 milhões entre 2019 e 2020. O dinheiro voltou para o Município, para ser investido em obras e ações para a população.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.