BUSCAR
BUSCAR
Medida

Partidos de oposição a Lira vão ao STF contra 1º ato de novo presidente da Câmara

Na prática, a decisão de Lira permite que cinco das seis principais vagas na Mesa Diretora fiquem com parlamentares do seu grupo. Apenas o PT manteria um assento
Estadão
02/02/2021 | 08:00

Onze partidos da Câmara anunciaram na madrugada desta terça-feira, 2, que vão ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o primeiro ato de Arthur Lira (Progressistas-AL) como presidente da Casa. Minutos após assumir a cadeira e fazer um discurso de conciliação, Lira anulou um ato de seu antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), numa tentativa de esvaziar o poder do grupo de seu adversário.

O novo presidente da Câmara decidiu não considerar a formação do bloco de dez partidos que apoiou Baleia Rossi (MDB-SP), seu adversário na disputa. Além de eleger o presidente, os deputados iriam definir a composição da chamada Mesa Diretora, grupo formado por outros seis parlamentares – sem contar os suplentes – que participam das decisões de comando do Legislativo, desde medidas administrativas a questões políticas, como a aceitação de um pedido de cassação.

Partidos de oposição a lira vão ao stf contra 1º ato de novo presidente da câmara
O deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) é eleito presidente da Câmara dos Deputados Foto: Dida Sampaio/Estadão

Na prática, a decisão de Lira permite que cinco das seis principais vagas na Mesa Diretora fiquem com parlamentares do seu grupo. Apenas o PT manteria um assento.

A formação dos blocos é importante porque é com base no tamanho de cada um que é definida a distribuição dos demais cargos na Mesa Diretora. Pelos blocos autorizados por Maia, caberia ao PT, dono da maior bancada na Casa, com 54 deputados, a Primeira-Secretaria, responsável por gerir contratos e autorizar obras. O partido já havia indicado a deputada Marília Arraes (PE) para a função.

No bloco de Baleia, estavam, além do PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. Ao todo, estas siglas reúnem 211 deputados.

“Foi um ato autoritário, antiregimental e ilegal do deputado Arthur Lira. Se continuar nesse caminho, comprometerá a governabilidade da Casa”, afirmou o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).

O movimento terá a assinatura dos dez partidos que integravam o bloco pró-Baleia Rossi e a eles se juntará o PSOL.

“Em um ato autoritário ele anulou parte de uma eleição. E uma eleição que foi acordada pelo colégio de líderes”, frisou o líder do MDB na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões (AL).

O anúncio foi feito após reunião da qual participaram também Baleia Rossi e o agora ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O ato de Lira ocorreu após Maia aceitar a inclusão do PT no grupo mesmo após o fim do prazo, que se encerrou às 12h desta segunda-feira. O partido alegou problemas técnicos do sistema de registro. A decisão do agora ex-presidente da Câmara gerou protestos do deputado do Progressistas, que chegou a bater boca com Maia durante reunião mais cedo e ameaçou judicializar a questão, mas depois recuou.

Agora, um novo cálculo será feito levando em conta apenas a composição dos blocos registrados até as 12h de hoje. Assim, PT e Solidariedade, por exemplo, não serão considerados e, consequentemente, haverá uma redistribuição dos cargos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira
Período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro
13/01/2025 às 13:38
Enem 2024 registrou 12 redações com nota mil; uma é do RN
Resultados foram divulgados hoje pelo ministro Camilo Santana
13/01/2025 às 12:40
BBB 25 estreia nesta segunda-feira 13 com novidades e formato inédito
Participantes entram no jogo em duplas e terão que competir juntos
13/01/2025 às 11:20
Lula sanciona projeto de lei que proíbe celulares nas escolas nesta segunda-feira 13
Medida visa melhorar o foco nas aulas e combater os efeitos negativos do uso excessivo de tecnologia
13/01/2025 às 07:24
Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira
Inep publicará as notas no site a partir das 10h
13/01/2025 às 06:36
Chacina deixa sete mortos em bairro da Zona Norte do Recife
De acordo com a Polícia, seis vítimas foram encontradas no beco, enquanto uma sétima foi localizada em um dos quartos da casa
12/01/2025 às 17:17
Morre advogado Marcello Lavenère, que pediu impeachment de Collor
Jurista tinha 86 anos e foi presidente do Conselho Federal da OAB
12/01/2025 às 14:35
Cientistas recuperam núcleo de gelo antártico de 1,2 milhão de anos
Amostra de 2.800 metros de profundidade pode revelar segredos sobre mudanças climáticas antigas e ajudar a entender alterações nos ciclos das eras glaciais
12/01/2025 às 09:41
Acusado de liderar ataque a assentamento do MST é preso
Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas; homem confessou o crime
12/01/2025 às 07:35
Duas pessoas são mortas e seis feridas em ataque a assentamento do MST
Polícia Civil já está apurando a ocorrência
11/01/2025 às 16:28