BUSCAR
BUSCAR
Balanço

Partidos de direita do RN buscam unidade para as eleições de 2022

Atordoados com os resultados bem abaixo das expectativas em 2020, legendas de direita buscam novos rumos para o conservadorismo no RN
Redação
23/12/2020 | 06:05

Representantes da direita conservadora em Natal acreditam na formação de uma união para as próximas eleições em 2022, como forma de compensar a fragmentação de votos ocorridas no pleito municipal deste ano. Dos 13 candidatos ao cargo de prefeito, pelo menos quatro eram ligados ao presidente Jair Bolsonaro (Sem partido).

Juntos, Delegado Leocádio (PSL), Coronel Hélio Oliveira (PRTB), Coronel Azevedo (PSC) e Pastora Jaidy Oliver (DC) somaram 51.482 votos nas eleições para prefeito em Natal. Os quatro têm alinhamentos às políticas do governo federal. O atual prefeito Álvaro Dias (PSDB) foi reeleito com 194.764 votos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

coronel azevedo
Deputado Coronel Azevedo deixou o PSL e assumiu a presidência do PSC no RN

Na Câmara Municipal de Natal, uma das vozes ressonantes de Bolsonaro, Cícero Martins (PP), não conseguiu se reeleger para o cargo de vereador. A nova configuração do Legislativo natalense será majoritariamente de parlamentares de partidos alinhados com ideologias de centro e centro-esquerda.

A direita conservadora reelegeu Bispo Francisco (Republicanos) e três representantes do PTB, que segue se aproximando de Jair Bolsonaro na tentativa de filiá-lo ao partido para o pleito de 2022. São eles: Antônio Peixoto, Hermes Câmara e Luciano Nascimento.

O deputado Coronel Azevedo, que também preside o PSC no Rio Grande do Norte acredita que ainda é cedo para projetar uma possível união da direita, mas confia em um fortalecimento do movimento conservador alinhado ao presidente Jair Bolsonaro, que ainda está sem partido. Azevedo foi candidato a prefeito em Natal em 2020 e espera se reeleger para o cargo de deputado estadual.

“Havia uma expectativa com o mandato de deputado federal, eleito em 2018, de que esse mandato pudesse liderar a direita, mas o que aconteceu foi uma fragmentação dessa liderança. Daquele grupo do PSL que se elegeu em 2018, cada um foi pra um lado. Eu mesmo tive uns problemas e fui para o PSC. Não sei ainda se haverá uma liderança para aglutinar esse grupo de centro-direita que busca uma renovação, com as bandeiras de combate à corrupção por exemplo”, afirma.

Já para o presidente do PRTB no Rio Grande do Norte, Coronel Hélio Oliveira, que também concorreu ao cargo de prefeito de Natal em 2020, o momento é de análise. O empresário aguarda um posicionamento de Bolsonaro para articular uma estratégia para as próximas eleições.

“Estamos acompanhando os movimentos dentro do governo federal e poderemos acompanhar esses movimentos, que estão ligados ao centro e ao centro-direita. Hoje o presidente Bolsonaro está sem partido e ele prometeu que até março se posicionaria. Isso para nós é fundamental para nos posicionar”, explicou Oliveira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Política do governo não é de desarmamento, mas de regulação, diz Lewandowski
Ministro da Justiça defendeu que cidadãos estejam armados apenas em "situações excepcionais"
12/12/2024 às 19:12
Fátima Bezerra encerra mandato no Consórcio Nordeste; Rafael Fonteles assume
Governador vai substituir a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT)
12/12/2024 às 18:48
Segurança de Lula em hospital foi reforçada após plano para matar presidente
PF relatou que um dos planos era aproveitar idas frequentes do presidente a hospitais para matar o petista por envenenamento ou uso de químicos para causar colapso orgânico
12/12/2024 às 18:12
Valdemar Costa Neto e ex-assessor de Bolsonaro depõem na PF
Eles são investigados por planejamento de golpe de Estado
12/12/2024 às 14:17
SEFAZ rebate acusação de sonegação de dados e atribui falhas a problemas no CONFAZ
Secretaria nega irregularidades e aponta falhas técnicas em sistema nacional como causa do atraso
12/12/2024 às 13:13
Prefeitura de Natal nega aumento do piso dos professores e abre mão de R$ 46 milhões com recomposição do ICMS
Deputado Francisco do PT apontou inconsistências na gestão da Prefeitura de Natal ao abordar a recomposição do ICMS
12/12/2024 às 09:43
“Vira e mexe, querem colocar a culpa do desequilíbrio fiscal do Estado no funcionalismo”, diz Francisco do PT
Líder do governo na Assembleia Legislativa destacou os esforços do governo em reduzir a despesa com pessoal, sem prejudicar os serviços básicos
12/12/2024 às 09:36
“Espero que Paulinho faça gestão tão ousada quanto sua própria história”, diz Leo Souza
Para o vereador, a trajetória política e empresarial de Paulinho deve servir como inspiração para uma administração inovadora e eficiente
12/12/2024 às 09:25
Rogério Marinho critica governo Lula e aponta falta de seriedade fiscal
Senador destacou o impacto do reajuste dos servidores federais em 2025 e preocupações do mercado financeiro
12/12/2024 às 07:42