BUSCAR
BUSCAR
Pioneiro
Parnamirim terá 1ª Orquestra de Jazz Sinfônica do RN
Orquestra Parnamirim Jazz Sinfônica (PJS), administrada pela EG Consultoria Musical, tem como objetivo a geração de renda e da atividade artística para músicos e demais profissionais da cultura e do espetáculo
Redação
26/11/2020 | 08:19

Diante da dura realidade de 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus, a arte é um dos únicos alívios que trazem esperança de que os dias poderão ser melhores em breve. A música, parte deste potencial criativo, ganhará mais um representante no Rio Grande do Norte. Sob a regência do maestro português e potiguar de coração Eugénio Graça, 50 músicos foram reunidos para compor a Parnamirim Jazz Sinfônica (PJS), orquestra jazzística pioneira no Estado. O grupo foi criado em novembro com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

A orquestra Parnamirim Jazz Sinfônica (PJS), administrada pela EG Consultoria Musical, tem como objetivo a geração de renda e da atividade artística para músicos e demais profissionais da cultura e do espetáculo. Segundo o maestro Eugénio, o repertório do grupo passeia pelas sonoridades únicas do jazz, balanceadas com timbres eruditos, resgatando a relação de Parnamirim com o gênero – que foi trazido para a região por americanos na época da Segunda Guerra Mundial.

Ainda de acordo com o maestro, o projeto realizará um intensivo trabalho de resgate das tradições das orquestras de rádio e televisão que fizeram sucesso entre os anos 1930 e 1970, se propondo a dar roupagem sinfônica à música jazz, popular brasileira e universal.

O resultado da sonoridade dos 50 músicos do projeto, com direito a jazz, samba, frevo, bossa nova, MPB, rock e erudito, conferirá protagonismo na criação de uma nova estética de performance orquestral com fundamento em arranjos contemporâneos e, exclusivamente, elaborados para a Parnamirim Jazz Sinfônica.

A orquestra pretende atrair o público com a combinação única dos timbres clássicos, modernos, jazzísticos e da junção artística entre a orquestra e convidados solistas internacionais, nacionais, regionais e locais. A orquestra conta com o reconhecimento e apoio da Prefeitura de Parnamirim, por meio da Fundação Parnamirim de Cultura.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.