BUSCAR
BUSCAR
Política
‘Parnamirim é estratégica para o desenvolvimento do RN’, afirma Wolney França
Presidente da Câmara Municipal fala sobre atuação do Legislativo e crescimento da cidade
Redação
18/10/2023 | 05:00

Presidente da Câmara Municipal de Parnamirim e da Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte (Fecam-RN), o vereador Wolney França (PSDB) entende que a cidade de Parnamirim atualmente exerce um papel de destaque no cenário econômico potiguar, o que coloca o município como um dos propulsores do desenvolvimento do Estado potiguar.

Com base nessa ideia, o vereador classifica a cidade como “estratégica” do ponto de vista da economia, ressaltando a pujança de Parnamirim no empreendedorismo, no comércio como um todo e nos serviços.

“Parnamirim é uma cidade estratégica para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte. Além de ser o terceiro município do Estado, todos os dias Parnamirim bate recordes e recordes de crescimento. Isso significa dizer que o crescimento de Parnamirim contribui para o crescimento do RN e também das regiões circunvizinhas”, afirma o vereador.

Diante desse cenário, o parlamentar entende que o poder Legislativo deve estar em sintonia com o setor produtivo, a fim de promover parcerias e realizar políticas públicas que possam ajudar o município na busca pelo desenvolvimento e na melhoria do ambiente de negócios, a fim de gerar mais emprego e renda para a população.

Uma das formas de se promover esse desenvolvimento, na opinião de Wolney, é dialogando com o setor privado, a fim de executar ações na seara pública que facilitem a instalação de novas empresas, fortalecendo a cidade ainda mais economicamente e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população.

Confira a entrevista do AGORA RN com o vereador Wolney França:

AGORA RN – Qual o balanço o sr. faz do trabalho à frente da Câmara de Parnamirim e da Fecam-RN?
Wolney França – Uma avaliação positiva. A Câmara de Parnamirim representa o terceiro maior município do RN e a nossa federação representa todas as câmaras municipais do Estado. Hoje nós temos 100% das câmaras filiadas à federação e o nosso grande desafio é poder alcançar os anseios de todos as câmaras e continuar fortalecendo essa unidade da federação, dando uma atenção a todas as câmaras filiadas. Temos atividades muito fortes, como as escolas, por exemplo, e a Fecam estimula as câmaras a criarem suas próprias escolas. Temos um convênio muito grande com o Governo do Estado, através do ITEP, permitindo que as câmaras gerem as cédulas de identidade – já foram mais de 50 mil emitidas pelas câmaras. Posso destacar ainda uma parceria com a Fiern para a troca de informações, para que as câmaras possam ter acesso aos estudos feitos pela Fiern e transformar isso em ações em cada território. Com relação à Câmara de Parnamirim, tem sido uma experiência enriquecedora presidir aquela casa composta por 18 vereadores e servidores qualificados. Estamos trabalhando coletivamente junto com a Mesa Diretora, os servidores e sempre trazendo a inovação. Esses mil dias que completamos recentemente à frente da Câmara são realmente comemorados, porque essa atual legislatura, ao final dela, vai deixar muitas marcas na história da Câmara de Parnamirim.

AGORA RN – De um modo geral no RN, como o sr. avalia o trabalho legislativo das Câmaras do Rio Grande do Norte em consonância com os interesses da população?
Wolney França – De um modo geral, nossa avaliação é positiva. Como vereadores, nós somos os primeiros políticos a ser procurados pela população, então a nossa demanda é muito grande, não só da parte legislativa, mas também da parte fiscalizatória. Desse modo, a Fecam tem estimulado as câmaras a terem suas próprias escolas e também estamos capacitando os vereadores, melhorando a qualidade dos projetos. Iremos também iniciar uma pesquisa interna para saber as necessidades reais de cada território e, a partir daí, fazer um plano de trabalho junto às câmaras daquelas regiões para que a gente possa propiciar, através das escolas, as capacitações necessárias para que as pessoas possam ser qualificadas e inseridas no mercado de trabalho.

AGORA RN – A Câmara de Parnamirim recebeu neste ano o selo diamante de transparência. O que isso representa?
Wolney França – Se a gente fosse escolher o nosso grande prêmio nesses mil dias, sem dúvidas seria o Selo Diamante, que é o prêmio máximo de transparência. Essa premiação é nacional e a Câmara de Parnamirim está entre os 4% dos órgãos públicos do país que possuem o selo Diamante.

AGORA RN – Que marca sua gestão pretende deixar à frente da Câmara de Parnamirim?
Wolney França – A gente começou com a elaboração de um planejamento estratégico muito forte junto com os próprios servidores da Casa e esse estudo foi feito com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ao final, fizemos uma peça que nos direciona até 2030. Com base nisso, atuamos em duas frentes: a primeira diz respeito à inovação tecnológica. Trouxemos o painel eletrônico, pregão eletrônico, processo eletrônico, o aplicativo Câmara Conecta, que dá acesso à Escola do Legislativo, ao Procon Câmara, à Ouvidoria da Casa, tudo na palma da mão. A outra linha de atuação foi a sustentabilidade: A câmara hoje gera sua própria energia solar, temos um trabalho pedagógico muito forte com relação ao uso de descartáveis, temos a coleta seletiva, temos uma horta orgânica na Câmara, então temos uma linha muito forte de sustentabilidade na nossa Casa. Além disso, temos um carinho especial pelos servidores. Avançamos na valorização salarial dos servidores em mais de 50% nos últimos dois anos e meio, aprovamos o auxílio-saúde para os servidores, o que não tinha antes, então a gente tem uma preocupação muito grande em valorizar os servidores.

AGORA RN – Quais as próximas ações que o sr. pretende implantar à frente da Fecam?
Wolney França – Nosso mandato na Fecam vai até dezembro de 2024, salvo a possibilidade do presidente sair candidato a algum mandato eletivo. Nesse caso, o nosso estatuto tem um prazo natural de afastamento das funções. Sem dúvida nenhuma, o nosso grande trabalho vai ser desenvolver, alavancar esses programas que já existem sobre a carteira de identidade, as capacitações, firmar os acordos que precisamos firmar com várias instituições e buscar apoio também da bancada federal para fortalecer nossa federação.

AGORA RN – Qual a sua avaliação de Parnamirim hoje enquanto cidade?
Wolney França – Parnamirim é uma cidade estratégica para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte. Além de ser o terceiro município do Estado, todos os dias Parnamirim bate recordes e recordes de crescimento. Isso significa dizer que o crescimento de Parnamirim contribui para o crescimento do RN e também das regiões circunvizinhas. A economia de Parnamirim tem um foco muito grande nos serviços, a cidade tem uma força pujante no empreendedorismo e na chegada de novas empresas prestadoras de serviços na cidade. Lembrando que 27% do território de Parnamirim são de áreas não construídas, mesmo assim o último Censo do IBGE mostrou que a gente está somente 12 mil habitantes abaixo da cidade de Mossoró. Então, como uma cidade estratégica, Parnamirim merece a atenção de todos nós.

AGORA RN – Como agente político, como fazer para que Parnamirim consiga atrair mais indústrias em prol do desenvolvimento local?
Wolney França – Uma de nossas preocupações é a de se conectar com as boas práticas políticas que estão acontecendo no país como um todo. Uma dessas práticas é essa aproximação do setor privado com o público. Então, como legislador, como presidente da Câmara, nossa preocupação é promover uma melhoria no ambiente de negócios de Parnamirim. Eu quero estudar essa matéria e contribuir, como vereador, de que forma a gente pode pensar em um licenciamento mais eficaz, bem como os alvarás sanitários, como podemos nos conectar com as empresas para que elas possam se instalar em nosso município e, de forma conjunta, colaborativa, contribuir para o serviço público.

Pré-candidato, Wolney trabalha para se viabilizar e espera apoio de Taveira

Enquanto cuida da parte administrativa da Câmara de Parnamirim e da gestão da Fecam-RN, o vereador Wolney França mantém sua expectativa na disputa pela prefeitura do município, em 2024. Já em seu segundo mandato, o prefeito Rosano Taveira (Republicanos) ainda analisa os possíveis nomes para receber o seu apoio. O anúncio, no entanto, só será feito no Carnaval do próximo ano.
Um dos nomes analisados por Taveira é o do presidente da Câmara. Os dois são próximos politicamente, o que não garante, porém, o apoio do chefe do Executivo ao parlamentar. Wolney avalia positivamente o trabalho do prefeito da cidade, ressaltando que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, o gestor conseguiu fazer uma boa administração e entregar importantes obras e serviços aos parnamirinenses.

Embora reconheça que o quadro político ainda é de indefinição, França trabalha para viabilizar seu nome para o pleito de 2024 e mantém sua esperança em contar com o apoio do prefeito Taveira para a disputa que se avizinha.

Confira a segunda parte da entrevista do AGORA RN com o vereador Wolney França:

AGORA RN – Como o sr. avalia a gestão do prefeito Rosano Taveira em Parnamirim?
Wolney França – Eu avalio a gestão do prefeito Taveira de forma positiva. Vale lembrar que ele passou por uma pandemia que trouxe dificuldades para todos os gestores. No início da sua gestão ele teve que fazer um ajuste fiscal, mas hoje está colhendo os frutos de todo esse esforço de planejamento e de gestão com obras e serviços. O planejamento que vem sendo executado pelo prefeito Taveira tem dado certo; é lógico que a população pleiteia mais segurança, saúde, educação, mas esse é um sentimento geral. Em Parnamirim a gente tem ciência de que o gestor trabalha diuturnamente para entregar à população mais obras e serviços de qualidade.

AGORA RN – E em relação ao governo do Estado, qual a sua avaliação e em particular para o município de Parnamirim?
Wolney França – A gente entende que a governadora também teve suas dificuldades. A gente torce que ela, agora em sintonia com o governo federal, possa trazer obras e serviços para o RN. É uma situação difícil, porque manter o equilíbrio impede que o gestor faça os investimentos necessários e a gente nota que o governo do RN tem esse grande obstáculo a ser resolvido, que é a despesa e a receita, o equilíbrio da folha de pessoal. Mas a gente tem essa esperança de que agora o governo federal, alinhado com o governo estadual, a gente possa ser beneficiado com mais recursos e a gente torce que esses recursos cheguem também à cidade de Parnamirim.

AGORA RN – Como o sr. se posiciona em relação à possibilidade de ser candidato a prefeito?
Wolney França – O quadro hoje é de indefinição. O prefeito Taveira tem dito que o escolhido para sucedê-lo só será anunciado no próximo ano, mais ou menos em fevereiro. Eu entendo que realmente você antecipar a eleição termina atrapalhando o dia a dia das atividades de um presidente, de um vereador, da própria prefeitura, porque a população, de um modo geral, se interessa mais pelo trabalho, pelo resultado que aquele político está dando. Eu fico feliz pela lembrança do nosso nome nas pesquisas, pela torcida de alguns amigos pelo trabalho que hoje é feito pela Câmara Municipal de Parnamirim e pela Fecam e a gente trabalha para que o nosso nome seja viável e que a gente tenha o apoio do prefeito Taveira.

*Publicado na edição impressa do AGORA RN desta quarta-feira, dia 18 de outubro de 2023.

Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.